Spirulina – Para Que Serve e Benefícios Para Emagrecer →【Resenha】

Spirulina – Quais Seus Benefícios Para a Saúde?

como acelerar o metabolismo

Como o aumento das atividades para obtenção de cada vez mais satisfação pessoal, as pessoas acabam sobrecarregadas e muitas vezes desenvolvem enfermidades por conta do estresse e falta de tempo. Com isso a alimentação fica sempre em segundo plano, por conta dos fastfoods, ou de refeições preparadas sem uma escolha correta de produtos.

Com o passar dos anos, a obesidade tornou-se um problema de preocupação mundial, devido ao consumo exagerado de alimentos industrializados e muita gordura e carboidratos. Junto com o excesso de peso chegam as doenças autoimunes como diabetes, e também problemas cardiovasculares por conta do entupimento das artérias.

Mas, como manter uma vida mais saudável com todas essas coisas para fazer e enfrentar?

Estudiosos e especialistas afirmam que ter uma dieta balanceada e praticar exercícios diariamente é a chave para viver com saúde e dar conta de todas as tarefas. Mas, com o desenvolvimento da indústria farmacêutica e de suplementos, novos super alimentos chegam ao nosso alcance todos os dias.

O Que é Spirulina?

É uma alga verde azulada que contém grande quantidade de proteínas, minerais, antioxidantes, vitaminas e aminoácidos essenciais aos seres humanos. Atualmente a busca por produtos que possam ajudar a melhorar a saúde do homem, cresce a cada dia, com inúmeras descobertas fascinantes.

Ela é uma cianobactéria, também conhecida como “alga-azul” devido sua coloração. Essa alga possui características muito parecidas com as primeiras formas de vida que viveram em nosso planeta há mais de 3 bilhões de anos.

Ela já faz parte da alimentação do homem há mais de 2 mil anos, onde encontram-se relatos de seu consumo por povos europeus, africanos, asiáticos e incas. Com tanto tempo na “ativa”, a alga chamou a atenção de renomados estudiosos e especialistas, e a até a NASA desenvolveu estudos para conhecer melhor esse fitonutriente.

Ela é considerada um superalimento e está classificada dessa forma porque possui uma quantidade enorme de nutrientes e fitonutrientes incomuns. Essa quantidade supera a concentração desses elementos presente em qualquer outra erva, grão, planta ou alimento.

alga azul

Quem está buscando uma fonte de alimento saudável e completa pode contar com a spirulina, devido ser uma fonte natural de proteínas de fácil absorção, minerais, aminoácidos, óleos essenciais, antioxidantes e vitaminas. Um ponto forte para o consumo da spirulina é que ela tem uma digestibilidade muito grande no nosso organismo, fazendo com que ele absorva até 95% dos nutrientes disponíveis.

Ela é considerada um alimento pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e é encontrada em cápsulas, e pó vendido a granel. A ONU – Organização das Nações Unidas a elegeu como “o melhor alimento para o futuro”, pois oferece nutrição completa e combate a desnutrição a nível mundial.

Principais Benefícios No Consumo

Como um superalimento ela só poderia beneficiar nosso organismo de alguma. Veja algumas das vantagens de consumir a alga:

=> Mais Nutrição Com Menos Comida: A principal característica que leva ao consumo da Spirulina é a grande quantidade de nutrientes que possui (possivelmente mais de 50). Toda essa diversidade faz muito bem para nosso organismo, pois cada grupo desses nutrientes e vitaminas serve para potencializar a saúde dos nossos órgãos.

Nosso metabolismo e a regulação das funções corporais são comandados pelo sistema nervoso, que é o maior beneficiado com o consumo da spirulinaPara quem deseja fazer uma mudança na forma de se alimentar, também pode contar com uma forte aliada na alga.

=> Menos Doenças Degenerativas e Impactos do Envelhecimento: Os radicais livres são moléculas levemente instáveis que são produzidas pelas nossas células quando elas queimam oxigênio. Trocando em miúdos, a função deles é transformar os nutrientes presentes nos alimentos em energia.

Quando estão em quantidade normais eles são importantes para as funções metabólicas. Mas, hábitos nocivos como tabagismo, alcoolismo, má alimentação e até mesmo os raios do sol e a poluição podem fazer com que os radicais livres aumentem demasiadamente.

Quando estão em excesso atacam células saudáveis e provocam danos para várias estruturas do nosso corpo. Esses ataques podem desenvolver envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças crônicas (diabetes, por exemplo) e também doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson, e muitas vezes alguns tipos de cânceres.

A melhor prevenção contra os radicais livres são os antioxidantes e também ter uma alimentação saudável e praticar exercícios.

A Spirulina possui uma grande concentração de antioxidantes, como a ficocianina, que está presente em até 20% do seu peso total seco. Também contém vitamina B1 e E, minerais como magnésio, ferro e manganês, além de ser fonte de betacaroteno que também é um antioxidante.

Por isso consumir esse superalimento ajudará a manter os níveis de radicais livres no limite do saudável.

fonte de proteinas

=> Beleza de Dentro Para Fora: É a maior fonte de betacaroteno do planeta e ele age como antioxidante em nossa pele, dando proteção contra a ação danosa dos raios ultravioleta e protegendo o colágeno que dá elasticidade, firmeza e brilho. 

Para quem gosta de se bronzear, o betacaroteno é primordial, pois se converte em vitamina A que é a que produz melanina, o pigmento que dá cor para nossa pele.

Unhas e cabelos também são melhorados, pois além do betacaroteno, ela possui uma ótima concentração de magnésio. Isso faz com que o cabelo não fique ressecado e tenha mais brilho, além de fazer a manutenção da quantidade de nutrientes do couro cabeludo.

A presença de fenilalanina que é um regulador da ingestão de alimentos, estimula a produção da colecistocinina que nos dá a sensação de saciedade fazendo que consumamos menor quantidade de comida. Também é ótima para quem faz exercícios frequentemente oferecendo benefícios específicos para esses atletas.

=> Mais Energia Para as Tarefas Diárias: É uma fonte poderosa de minerais e também é a alga que tem o maior teor de ferro no mundo todo. Para quem não sabe, o ferro é o mineral principal na função que realiza o transporte de oxigênio no nosso organismo.

Além disso, ajuda na produção das células vermelhas do sangue, que são as que transportam a hemoglobina, bem como na armazenagem do oxigênio nos tecidos e no processo de formação de enzimas que agem na respiração das células.

A manutenção dos níveis de ferro é crucial para nossa saúde, pois somente o cérebro consome 20% do oxigênio que está no sangue. É por isso que ela pode ajudar no controle e produção da energia, o que nos dá uma dose extra de ânimo para enfrentar a batalha do dia a dia.

=> Fonte de Proteínas: É uma ótima opção para quem precisa de fontes naturais de proteínas sem precisa comer especificamente carne.

A proteína da spirulina tem uma densidade menor de calorias e ajuda quem não pode comer carne (veganos e vegetarianos) e também as pessoas que desejam ter mais saúde. Ela possui uma concentração de proteína maior do que qualquer outro alimento natural (entre 60 e 70%).

Veja um comparativo com outros alimentos que são fontes de proteína:

  • Amendoim (25%)
  • Carne vermelha e de peixes (15-25%)
  • Grãos (8-14%)
  • Leite em pó (35%)
  • Leite integral (3 %)
  • Ovos (12%)
  • Soja (35%)

Além de ser fonte de proteínas, ela possui um teor muito baixo de gordura apenas 36 calorias em 10 gramas de spirulina.

fitonutriente

=> Fortalecimento do Sistema Imunológico: O sistema imunológico é formado por tecidos, proteínas, órgãos e células que conjuntamente agem para impedir que toxinas e microorganismos se proliferem. Dentre os fatores principais que podem enfraquecer nossa imunidade podemos citar o sedentarismo, o alcoolismo, a falta de sono, o estresse e também o consumo excessivo de açúcar.

Quando falamos de alimentos, alguns elementos são especiais e fundamentais para deixar o sistema imunológico funcionando corretamente e sempre fortalecido. No caso, a spirulina contém vitamina E que estimula produção de células de defesa, e também o mineral zinco que é primordial para o funcionamento das células T que identificam os invasores do nosso corpo.

Outro ponto forte dela para nosso sistema imunológico é a concentração de vários aminoácidos (pelo menos 18), inclusive aqueles que precisamos consumir todos os dias (os essenciais). Esses aminoácidos são importantes para a construção de células novas, inclusive aquelas que formam nosso sistema de imunidade.

A Ficocianina presente na spirulina é que estimula a produção de células estaminais, que é de onde se originam os glóbulos brancos e vermelhos. Também estimula a produção de sangue no organismo, o que causa uma constante renovação nas células de defesa.

Para Que Serve

Depois de ver todos esses benefícios de consumir esse superalimento, vamos ver um resumo dos principais benefícios da spirulina:

  • Fonte rica de nutrientes e vitaminas, servindo como coadjuvante para quem tem uma alimentação pobre nesses elementos;
  • Ajuda na perda de peso devido à alta concentração de proteínas e nutrientes, que aumentam a saciedade e fazem com que o corpo funcione melhor;
  • Promove a desintoxicação do organismo;
  • Atua como acelerador do metabolismo;
  • Ajuda a diminuir a retenção de líquido, desinchando o corpo;
  • É relativamente associada ao aumento da disposição;
  • Promove a melhora do humor pois é rica em magnésio, que atua na produção de hormônios do bem estar.

fortalecimento do sistema imunologico

Como Tomar

É possível suplementar através de cápsulas, comprimidos ou em pó. No caso do pó, para minimizar problemas com sabor, ou cheiro, é sempre indicado misturar em sucos, chás, vitaminas, sopas e iogurtes. O consumo em cápsulas não deve ultrapassar os 3grs diários, para isso veja a concentração do suplemento que adquirir.

Se o consumo for apenas para perda de peso, é indicado tomar antes das refeições principais ou antes de praticar exercícios. Geralmente é indicado consumir meia hora antes das duas principais refeições para que o organismo absorver melhor os nutrientes. 

Preço e Onde Comprar

Existem muitos fabricantes e vendedores do suplemento de Spirulina. Como sempre falamos aqui no blog, é importante fazer uma pesquisa abrangente antes de adquirir, para encontrar o melhor custo X benefício.

Os valores mudam conforme o fabricante e também conforme a concentração e quantidade de comprimidos/cápsulas. Se você tem problemas para consumir alimentos com gosto e cheiro característico pode ser interessante optar pela versão em cápsulas que é muito fácil de consumir.

Certifique-se de comprar apenas suplementos registrados na ANVISA, para não ter problemas com adulterações.

O preço da spirulina varia entre R$ 20,00 até kits com vários potes que são vendidos a pouco mais de R$ 100,00.

Sumário
Data de Revisão
Item Revisado:
Spirulina
Classificação
51star1star1star1star1star

Sobre o autor | Website

Sabrina Alves é co-fundadora do projeto Emagrecer Para Sempre. Criou este projeto para compartilhar suas experiências pessoais de como ter um corpo magro e mais saúde.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!