Dietas

Remédios Para Emagrecer – Riscos e Efeitos Colaterais →【Aqui!】

Conhece alguém que está tomando remédios para emagrecer? Confira os problemas que eles podem trazer pro corpo no médio e longo prazo.

Em nosso cotidiano, as pessoas têm lançado mão com frequência do uso de remédios e suplementos para emagrecer sem nenhum controle. Os perigos de consumir esse tipo de medicamento e suplemento sempre existiu e vai continuar existindo, mas é  importante estar ciente das consequências.

Veja nosso artigo sobre os riscos que eles podem trazer pro corpo.

Tipos de Remédios para Emagrecer

remedio para emagrecer

Quando falamos de remédios para emagrecer mal se sabe, mas existem três tipos específicos. São eles: Inibidores de Apetite, Inibidores de absorção de gordura e os Saciantes.

  • Os Inibidores de Apetite como a sibutramina ou emagtramina têm como efeito colateral a taquicardia, depressão e boca seca.
  • Os Inibidores de Absorção de Gordura em sua maioria das vezes provocam transtornos gastrointestinais e até diarreia.
  • Os do tipo Saciante podem causar tonturas, enjoos frequentes e boca mais seca.

Confira abaixo os top 5 remédios para emagrecer mais famosos e procurados do mercado, para quem eles são indicados, como agem no seu organismo e também seus efeitos colaterais.

Vamos te mostrar também algumas alternativas mais naturais e alimentos funcionais para você não precisar usar esses medicamentos industrializados:

1. Sibutramina

A sibutramina é um dos remedios mais famosos que são usados para perder peso. Ela atua principalmente nos neurotransmissores, como a noradrenalina, serotonina e dopamina. Devido a isso, eles fazem você ter uma imensa redução de apetite. Ele só pode ser vendido com uma prescrição médica.

Efeitos Colaterais: A sibutramina é não é indicada para hipertensos, pessoas com maior risco de doenças cardiovasculares e também para quem tem diabetes. Seus principais efeitos colaterais são

  • Dor de cabeça
  • Insônia
  • Constipação
  • Boca seca

Alterações de humor também são bastantes comuns e devem ser relatadas ao médico.

2. Saxenda

O Saxenda é uma droga que foi aprovada pela Anvisa e tem a liraglutina como seu princípio ativo. É o mesmo princípio ativo do Victoza, que é utilizado no tratamento da diabetes. Seu uso faz com que reduza a sensação de fome e equilibrar a glicose no sangue.

No caso do saxenda, ele é aplicado através de serginga sob a pele.

Efeitos Colaterais: Ele pode causar cálculos em vesícula biliar, pancreatite e hipoglicemia (em pacientes com Diabetes).

qual melhor remedio para perder peso

3. Orlislat

Esse remédio não atua diretamente na saciedade ou fome. Ele trabalha na absorção de gordura, fazendo a inibição de cerca de 30% da gordura do corpo e é eliminada nas fezes.

Efeitos Colaterais: Se a pessoa consumir muita gordura durante o consumo deste medicamento, ela poderá ter diarreias devido ao excesso de gordura nas fezes, causando certo desconforto.

4. Fluoxetina

A fluoxetina é um medicamento usado para tratar a ansiedade e, conforme o caso do paciente, ela é indicada (apenas por médico) no tratamento para emagrecer. Neste caso, ela irá agir no controle da ansiedade, buscando a redução da compulsão alimentar.

Efeitos Colaterais

  • Dor de cabeça
  • Náusea
  • Insônia
  • Cansaço (fadiga)
  • Diarreia

5. Bupropiona

A bupropiona é um remédio muito forte, pois é um antidepressivo mais concentrado do que a fluoxetina e a sertralina, devido sua ajuda na redução da compulsão.

Efeitos Colaterais

  • Cefaleia
  • Boca seca
  • Insônia
  • Hipertensão
  • Taquicardia
  • Urticária
  • Convulsões
  • Manchas na pele

Dependência Química

Quando as pessoas estão dispostas a emagrecer a qualquer custo, não importa o preço que precisam pagar, mesmo que esse preço seja sua saúde. Estudos comprovam que o uso indiscriminado de remédios para emagrecer pode fazer com que o organismo da pessoa se torne dependente daquela química. Isso é grave!

Mesmo que pareça óbvio o conselho de não utilizar medicamentos sem a prescrição médica. O problema é que a maioria das pessoas passam por cima desse princípio, tudo em busca do corpinho ideal. Ao utilizar por um período além do normal, pode fazer o organismo desenvolver tolerância, isto é, para ter o efeito continuado precisará aumentar a dose medicamentosa e, com isso, os efeitos colaterais só tendem a aumentar.

Efeitos Colaterais

Quando as pessoas procuram por remédios para emagrecer ou até mesmo pedem dicas a pessoas próximas, deixam escapar um detalhe: quais os efeitos colaterais que o tal remédio pode trazer sob o corpo? E acredite, podem ser vários, desde os mais leves até os mais graves.

medicamento para emagrecer

Conforme mencionamos acima, estes são alguns dos efeitos colaterais comuns que eles podem causar:

  • Aumento da pressão arterial
  • Coceira
  • Boca seca
  • Dores de Cabeça

Veja como é importante consumir algum remédio desse tipo só com prescrição médica! Isso porque, mesmo quando o remédio é o mais indicado para o seu caso, podem ocorrer esses efeitos colaterais, então imagine estes efeitos quando a pessoa faz uso indiscriminado da medicação.

Perda de Peso Ilusória

A pessoa que precisa emagrecer tem de se preparar para uma nova rotina, onde uma medicação não será uma pílula mágica. Então um dos perigos que os remédios para emagrecer trazem é a constatação da perda de peso ilusória. Como assim?

Tomar remédio para emagrecer – só por tomar – sem haver uma nova rotina de alimentação saudável, exercícios físicos e um acompanhamento médico verdadeiro só vai trazer uma ilusão de perda de peso.

Como dica final, ao invés de buscar por remédios industrializados que, até podem lhe trazer resultados, mas também lhe trará muitos efeitos colaterais indesejados e o custo-benefício geralmente não vale a pena.

Dê uma olhada nesse artigo que separamos para você que vai lhe mostrar como você realmente pode emagrecer com saúde e para sempre.

Conclusão

Nesse artigo esperamos que tenha ficado claro que  os perigos que não são poucos ao consumir esse tipo de medicamento. Se você quer perder peso com saúde, recomendo fortemente que procure um médico e não saia ingerindo por sua própria conta e risco esses medicamentos.

Gostou? Deixe seu comentário!

Sumário
Data de Revisão
Item Revisado:
Remédios Para Emagrecer

Sobre o autor | Website

Sabrina Alves é co-fundadora do projeto Emagrecer Para Sempre. Criou este projeto para compartilhar suas experiências pessoais de como ter um corpo magro e mais saúde.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!