Quitosana – Para Que Serve e Benefícios →【Review COMPLETO】

quitosana-funciona

No combate à obesidade e na busca por um corpo saudável, muitas pessoas buscam por remédios para emagrecer naturais, como a quitosana. Feita à base do exoesqueleto do camarão, esse composto é rico em fibras.

O consumo regular de fibras ajuda a promover a saciedade, já que aumenta o tamanho do estômago, levando a pessoa a ter saciedade de forma mais rápida e a ingerir quantidades menores de alimento. Com isso, irá aumentar os intervalos entre as refeições.

Além de ser muito conhecida por seus efeitos para a perda de peso, a quitosana ajuda também a reduzir os níveis de colesterol no organismo, pois ao ser ingerida ela se une às moléculas de gordura e impede sua absorção pelo organismo, fazendo com que estas sejam eliminadas pelas fezes e urina.

Com todos esses pontos positivos, a quitosana é uma excelente opção para quer perder peso e ter uma vida saudável. Mas, isso será realmente verdade? Afinal, para que ela serve? Seu uso é seguro? Devo realmente inclui-la em minha rotina diária?

Para responder a essas e outras perguntas sobre a quitosana, preparamos esse texto com um review completo que vai explicar esses e outros pontos. Confira abaixo.

O Que é a Quitosana?

quitosana-beneficios

A quitosana é uma substância extraída, por meio de processos químicos, da quitina, que está localizada no exoesqueleto de crustáceos, como caranguejo, camarão e a lula.

Rica em fibras, a quitosana não é digerida naturalmente pelo corpo, agindo assim sobre os alimentos que ingerimos e dando a sensação de saciedade, que ajuda a evitar as escapadinhas que acabam trazendo ganho de peso.

Os “poderes” da quitosana foram descobertos por pesquisadores do século XIX. Durante seus estudos com o exoesqueleto dos crustáceos, eles perceberam que a quitina não só poderia ser “transformada” em outro composto, como também era capaz de desintoxicar o corpo, retirando o excesso de gorduras e de substâncias prejudiciais à saúde.

Isso significa que, além de um ótimo emagrecedor, esse composto pode ser utilizado para o tratamento de diversos problemas de saúde, conforme explicaremos melhor nos próximos tópicos. 

Quitosana – Para Que Serve?

Conforme adiantamos no tópico na anterior, além de ser uma excelente aliada na perda de peso, a quitosana tem muitas outras utilidades. Como exemplo podemos citar a absorção da gordura, pois ela impede que o corpo armazene, no tecido adiposo, lipídios que terminariam culminando no ganho de peso.

Essa qualidade é benéfica também para o controle dos níveis de colesterol, pois as gorduras em excesso não absorvidas pelo corpo são eliminadas com as fezes, limpando o corpo de componentes que poderiam causar hipertensão e doenças cardíacas.

Ainda no sistema digestivo, a quitosana é utilizada também no tratamento da doença de Crohn, uma doença inflamatória que causa muita dor, dificuldades para se alimentar, diarreia e perda de peso. Essa substância é benéfica também no tratamento de complicações que possam surgir em pacientes que precisam se submeter a diálises para o tratamento de insuficiência renal.

Muitas pessoas que sofrem desse problema costumam apresentar colesterol elevado, anemia, fraqueza, falta de apetite e até mesmo dificuldades para dormir.

Outro uso da quitosana, esse desconhecido do grande público, é para o tratamento da periodontite, doença inflamatória que atinge as gengivas. Além disso, ela pode ser utilizada também por cirurgiões plásticos, que a empregam para ajudar na cicatrização e prevenir a formação de cicatrizes menos aparentes depois do procedimento.

Quitosana – Benefícios

quitosana-como-tomar

A quitosana é um composto muito versátil, e isso fica muito claro quando analisamos os benefícios de sua ingestão regular. Confira abaixo o que ela pode fazer por sua saúde.

Regula os Níveis de Colesterol: A ingestão regular de quitosana tem ações benéficas sobre o LDL, o colesterol ruim (aquele que provoca o entupimento das artérias e tem ligação direta com doenças cardiovasculares e o acidente vascular cerebral, o popular derrame).

A mágica acontece porque, uma vez no organismo, a quitosana não só reduz a capacidade que o corpo tem de absorver o colesterol ruim, como também aumentando os níveis de HDL, o colesterol bom.

O HDL é extremamente importante para o bom funcionamento de nosso corpo, pois é ele quem torna possível ao organismo produzir vitamina D e hormônios, fundamentais para a manutenção de nossa saúde.

Melhora o Funcionamento do Intestino: Com alta concentração de fibras, a quitosana ajuda o intestino a funcionar de forma adequada, já que absorve água, deixando assim as fezes mais consistentes, o que facilita sua eliminação.

Além disso, ela estimula o crescimento da flora intestinal, pois se transforma em alimento para as bactérias que vivem ali, já que não é digerida pelo corpo.

Equilibra a Pressão Arterial: O consumo regular de quitosana tem efeitos positivos também sobre a hipertensão arterial, uma doença crônica que, se não controlada, pode provocar doenças sérias, como derrame, ataque cardíaco e insuficiências renais e cardíacas.

No caso da pressão alta, a quitosana consegue reduzir a “força” que o coração precisa fazer para que o sangue circule por todo o corpo. Isso significa que, quanto menos força o coração precise fazer para empurrar seu sangue, menor será sua pressão, e maior sua qualidade de vida.

Torna a Insulina Mais Eficaz: Como sabemos, a insulina é a responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue. Quando consumimos muitos alimentos ricos em carboidratos, durante a digestão, eles se transformam em açúcar e forçam o corpo a produzir mais insulina.

quitosana-efeitos-colaterais

Esse bombardeamento de insulina no corpo tem efeitos perversos pois, algumas vezes, o corpo não é capaz de produzir insulina nas quantidades corretas, elevando perigosamente os níveis de açúcar no sangue e provocando a diabetes.

Em outros, o corpo desenvolve uma resistência à insulina, fazendo com que esse hormônio não seja capaz de metabolizar o açúcar, deixando sua concentração muito elevada.

Mas, quando ingerida, a quitosana é capaz de prevenir não só o surgimento do diabetes do tipo 2, o mais comum entre as pessoas, sobretudo os adultos, e controlar também a obesidade.

Isso porque ela aumenta a eficácia das células do pâncreas, responsáveis por produzir a insulina, reduzindo assim o nível de açúcar no sangue.

Reduz Doenças Crônicas: A quitosana mostrou resultados muito positivos no tratamento da doença de Crohn, enfermidade que atinge o intestino delgado e que pode provocar anemia, febre alta e diarreia.

Na região, ela não só controla o surgimento de nódulos e inflamações, como também reduz os riscos de que uma pessoa desenvolva a doença de Crohn, lembrando que a enfermidade não tem cura.

Reduz Infecções: A quitosana atua também no sistema imunológico, já que diminui o surgimento de infecções ao aumentar as defesas do corpo contra bactérias que provocam essas doenças.

Ela atua fortemente no sistema digestivo, já que estimula o crescimento das bactérias boas, que são capazes de combater as inflamações que podem atingir o estômago e os intestinos.

Ajuda a Emagrecer: A atuação da quitosana no emagrecimento é um de seus atributos que a torna mais famosa, e ela acontece porque o composto é rico em fibras.

Como não é digerida pelo corpo, quando essa fibra se combina com a água, ela aumenta o tamanho do estômago, dando uma sensação de saciedade, reduzindo a quantidade de comida ingerida durante as refeições.

Durante a alimentação, a quitosana também impede que o excesso de gordura vindo dos alimentos seja absorvido pelo corpo. Eliminada pelas fezes, ela estimula a perda de peso.

Outras Razões Para Consumir a Quitosana: Além dos benefícios que mostramos detalhadamente acima, a ingestão regular da quitosana traz outros pontos positivos ao corpo, como não causar alergias, impedir a formação de coágulos, manter a temperatura do corpo em níveis normais, reduzir a retenção de líquidos e o inchado provocado por isso, hidratar a pele e, ainda, prevenir o desenvolvimento de parasitas e germes que podem provocar inúmeras doenças, como a pneumonia.

Quitosana Emagrece Mesmo?

quitosana-emagrece

Um dos usos mais comuns da quitosana e pelo que ela é mais conhecida é o seu poder emagrecedor. Algumas pessoas alegam que, ao começar a utilizar o composto, perderam muitos quilos, conseguindo até mesmo combater a obesidade.

Mas, afinal de contas, essa capacidade é realmente verdadeira? A quitosana, de fato, emagrece? A resposta para essa pergunta é sim. Como, ao ser ingerida, ela dificulta a capacidade que o corpo tem de absorver a gordura, isso já ajuda a reduzir um pouco o ganho de peso. Mas, o grande trunfo desse componente é sua alta concentração de fibras.

Solúveis, suas fibras aumentam a sensação de saciedade, deixando o estômago cheio por longas horas e impedindo que uma pessoa consuma mais comida do que realmente precisa, além de acelerar o metabolismo e a queima de gordura.

Entretanto, o uso da quitosana deve ser evitado por pessoas que tem alergia a crustáceos. Como é feita à base de quitina, o exoesqueleto desses animais, pode desencadear crises alérgicas dos mais diferentes níveis.

Além disso, é importante deixar claro que, embora atue favoravelmente na perda de peso, a quitosana, sozinha, não faz milagres. Isso significa que, além de tomar o composto, é importante adotar uma dieta saudável, com alimentos com poucas calorias e também praticar atividades físicas.

Quitosana – Bula

Embora seja um produto natural, o uso da quitosana deve ser feito com cuidado, sempre respeitando o que diz a bula do produto, sobretudo àqueles que não podem utilizar o produto.

Por exemplo, o composto não é indicado para pessoas alérgicas a crustáceos ou outros componentes de sua fórmula. Mulheres grávidas, que estejam amamentando e crianças devem consumir a quitosana apenas com recomendação de seu médico.

É importante ficar atento também à forma de ingestão. O suplemento deve ser ingerido 15 minutos antes das refeições e com bastante água, para que seja formado um gel e impedir o aparecimento da prisão de ventre.

Outro cuidado importante é com a ingestão de alimentos gordurosos. Como a gordura do que comemos é eliminada no bolo fetal, as fezes podem ficar mais oleosas e aumentar também sua quantidade.

Quitosana – Preço

Por se tratar de um suplemento alimentar que geralmente é vendido em formato de cápsulas, o preço da quitosana varia de acordo com o local onde é adquirida, já que pode ser comprada tanto em lojas de produtos naturais como via internet.

Em geral, seu preço pode variar de R$25,00 a algo perto de R$50,00. Esses valores são influenciados também pela quantidade de frascos encomendados e conforme a marca que você escolher.

Caso tenha interesse em adquirir, nós recomendamos a quitosana que é vendida no site da Amazon, que é o maior e-commerce do mundo. Você pode escolher qual marca mais lhe agrada clicando na imagem abaixo:

quitosana-tiaraju

Quitosana – Como Tomar?

Para que a quitosana traga o efeito desejado, é preciso ingerir o produto da forma correta conforme já vem descrito na embalagem. Geralmente, recomenda-se tomar 3 cápsulas por dia antes das principais refeições. Ou seja, quem usa esse suplemento deve tomá-lo apenas antes das refeições, pois ela funciona apenas quando entra em contato com líquidos estomacais e intestinais, substâncias que aparecem apenas durante a alimentação.

Então, para garantir que o produto fará efeito, ela deve ser ingerida todos os dias, antes do almoço ou do jantar, em uma quantidade que não supere três cápsulas diárias.

Ao tomar o comprimido, beba de três a quatro copos de água. Essa ação é importante porque a fibra da quitosana só se expande em contato com a água, já que a absorve.

quitosana

Quitosana – Dosagem Recomendada

A dosagem recomendada da quitosana varia de acordo com os objetivos da pessoa que está ingerindo o produto. Para o emagrecimento, por exemplo, o recomendável é que sejam consumidas 3 gramas da fibra, garantindo a perda de 24 gramas de gordura.

No entanto, é possível encontrar o quitosana em frascos de 250 mg. Neste caso, é recomendável ingerir quatro comprimidos, entre 15 a 30 minutos antes de fazer as principais refeições.

Já no caso da quitosana com 500 mg, a dosagem recomendada é de dois comprimidos, respeitando o mesmo intervalo.

Quitosana – Onde Comprar

Embora seja possível adquirir a quitosana em lojas de suplementos naturais, o mais recomendável é fazer sua compra online pela internet, pois você encontrará muito mais opções de marcas e os preços são bem melhores do que em lojas físicas de produtos naturais.

Nestes locais é possível não só tirar dúvidas sobre o funcionamento do produto como também conseguir boas promoções para a compra de uma determinada quantidade de cápsulas, necessárias para manter sua saúde em dia.

Além disso, nos sites é possível conhecer a experiência de outras pessoas que já experimentaram o produto e podem atestar não só sua eficácia como também sua segurança.

Afinal, você não vai comprar um produto que pode lhe fazer mal, vai? Então, que tal experimentar conosco os benefícios da quitosana? Você não vai se arrepender.

quitosana-onde-comprar

Sumário
Data de Revisão
Item Revisado:
Quitosana
Classificação
51star1star1star1star1star

Sobre o autor | Website

Sabrina Alves é co-fundadora do projeto Emagrecer Para Sempre. Criou este projeto para compartilhar suas experiências pessoais de como ter um corpo magro e mais saúde.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!