Quinoa – Benefícios, Receitas e Para Que Serve →【Guia Completo!】

quinoa-como-fazer

A quinoa é considerada um das melhores alimentos do mundo e neste artigo iremos fazer um review completo sobre ela.

A necessidade de se cultivar um modo de vida mais saudável, se faz necessário a cada dia. Com o crescente número de doenças relacionadas à má alimentação, os especialistas em nutrição alegam que o mais necessário hoje é a reeducação alimentar, ou seja, o ser humano hoje não sabe se alimentar ou identificar alimentos que trazem benefícios significativos para o seu organismo e proporciona uma melhor qualidade de vida.

Os grãos são fortes aliados na hora de manter um estilo de vida saudável. A quinoa em especial, considerada até como o alimento mais completo do reino vegetal, possui nutrientes e vitaminas em grande quantidade, o que a torna uma opção de alimento nutritiva e de fácil incorporação às refeições diárias.

O Que é Quinoa?

A quinoa é possivelmente um dos alimentos mais populares do mundo. Notória popularização é antiga, uma vez que o grão já era cultivado na época do Incas, sendo considerado um alimento sagrado.

O grão tem sua origem na região dos Andes, Peru e é possível ser encontrado em três tipos diferentes, sendo: a quinoa na cor preta, cor branca ou cor vermelha. É considerada o alimento de alto teor nutritivo, sendo assim já considerado como o alimento perfeito pela Organização Mundial da Saúde.

São catalogadas cerca de 3.120 variedades da quinoa, que foram conservadas após a invasão espanhola em território latino americano, o que o torna um alimento tão popular pela América Latina.

Se trata de um alimento rico em nutrientes, entre eles: ferro, proteínas, carboidratos, fósforo, cálcio e muitos outros.

A quinoa também desempenha papel importante no fortalecimento muscular, em especial para as pessoas que praticam algum tipo de exercício físico. Possuindo os mesmos nutrientes que outros alimentos como o próprio arroz e o trigo, o que faz dela uma excelente opção na hora de realizar substituições na alimentação.

Quinoa Emagrece Mesmo?

quinoa-para-que-serveComo já mencionado anteriormente, a quinoa ajuda no fortalecimento dos músculos além de ser uma excelente opção para as pessoas que querem levar um estilo de vida mais saudável. Sendo assim, o grão ajuda no complemento de nutrientes necessários ao organismo do ser humano.

Mas, afinal, a quinoa emagrece? Se consumida adequadamente a resposta é sim. A quinoa possui uma quantidade de calorias considerável, assim pode favorecer o emagrecimento do organismo que consome, uma vez que os seus grãos ajudam na sensação de saciedade.

Mas vale lembrar que por se tratar de um alimento rico em calorias, quando consumido em grandes quantidades, pode favorecer o ganho de peso, ou seja, o mais recomendável é utilizar a quinoa como um alimento completar ou substituto de outro, e sempre deve ser consumido de for coerente com o seu propósito, seja para ganhar ou perder peso.

A quinoa é uma excelente opção para os vegetarianos, por ser um alimento rico em fibras e proteínas que ajudam na sensação de saciedade, uma vez que a proteína ajuda na prevenção dos picos dos níveis de açúcar no sangue, o que diminui a fome, se tratando de um dos poucos alimentos da base vegetal que possui proteína completa.

Benefícios da Quinoa

Os benefícios atrelados ao consumo da quinoa são os mais variados, que vão desde ação anti-inflamatória até todos os aminoácidos essenciais. Fato é, que a quinoa é um grão que atribui, e muito, na qualidade de vida dos indivíduos. Confira então, alguns benefícios do grão:

quinoa-proteina

  • Nutrição Completa: Como já dito anteriormente, a quinoa contém vários nutrientes, são eles: proteína, fibra, manganês, magnésio, fósforo, folato, cobre, ferro zinco, potássio, cálcio e outras vitaminas. Todos esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo, sendo assim a quinoa um alimento que garante, a quem consome, nutrição por completo. Vale lembrar também que a quinoa contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano.
  • Ação Anti-Inflamatória: A quinoa possui em grande quantidade a quercetina e o kaempferol, que auxiliam no organismo como anti-inflamatório, além de atuarem como anticancerígenos, antidepressivos e antivirais. Assim, atuando diretamente no sistema imunológico.
  • Rica em Fibras: A quinoa é um alimento com alto teor de fibras, o que a torna uma ótima opção para as pessoas que realizam atividades físicas diariamente. O lado ruim disso, é que a maior parte da fibra presente na quinoa não é solúvel.
  • Não Contém Glúten: Para pessoas que querem uma dieta livre de glúten, a quinoa é uma excelente opção, uma vez que se trata de um alimento muito nutritivo e que não contém glúten. Se a quinoa fosse utilizada como substituto de outros alimentos livres de glúten, como farinha refinada de tapioca, batata, milho e arroz, aumentaria de forma considerável o valor nutricional e antioxidante da dieta.
  • Controla o Teor de Açúcar no Sangue: A quinoa é um alimento com baixo índice glicêmico, isso quer dizer que é um alimento que não estimula a fome como alimentos com alto índice glicêmico. Os alimentos com alto índice glicêmico, contribuem para a obesidade, e consequentemente problemas atrelados, como o diabetes tipo 2.
  • Possui Todos os Aminoácidos Essenciais: A quinoa possui todos os aminoácidos essenciais, sendo assim considerado uma fonte de proteína completa. Isso é um fato que contribui para a popularização da quinoa, uma vez que são poucos alimentos da base vegetal que são considerados fontes de proteína completa.
  • Ajuda a Emagrecer: A composição de proteínas e fibras na quinoa, são fundamentais para que seja um alimento que favorece o emagrecimento. As proteínas e as fibras, ajudam a aumentar o metabolismo e diminuir o apetite, assim o organismo se sente saciado mais rapidamente.
  • Fonte de Antioxidante: A quinoa é rica em antioxidantes, que são substância neutralizadoras de radicais livres, ou seja, agentes que causam danos DNA e propiciam o envelhecimento precoce.

Nutrientes da Quinoa

Como dito anteriormente, quinoa é considerado um alimento completo, por ser um dos poucos alimentos da base vegetal com todos os aminoácidos. Embora não seja o único grão com alto valor nutricional, a quinoa se destaca por seu alto teor nutritivo e conter todos os aminoácidos essências ao corpo humano. Os seus principais nutrientes são:

  • Calorias;
  • Carboidratos;
  • Proteínas:
  • Lipídios;
  • Água;
  • Fósforo;
  • Cálcio;
  • Fibras;
  • Ferro;
  • Tiamina;
  • Niacina;
  • Riboflavina;
  • Ácido Ascórbico.

Assim a quinoa é um alimento altamente nutritivo, possuindo todos os aminoácidos essenciais, aqueles que precisam ser adquiridos através da alimentação. Existem também outros nutrientes que fazem parte da composição da quinoa, são eles: os ácidos graxos ômega 3 e 6, e vitaminas importantes do complexo B. Nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo humano.

Para Que Serve a Quinoa

quinoa-tabela-nutricional

A quinoa é rica em proteínas, fibras, carboidratos, aminoácidos, ácidos graxos e muitos outros. Se trata de um alimento da base vegetal extremamente nutritivo que contribui para o organismo do indivíduo.

Em linhas gerais, a quinoa serve principalmente como uma fonte nutricional natural, onde o indivíduo pode conseguir consideráveis quantidades de vitaminas, proteínas, aminoácidos e muitos outros nutrientes em abundância. Dessa forma, contribui para a prevenção de doenças, atua como anti-inflamatório natural, é fonte de fibras, e ajuda a emagrecer.

Então pode-se concluir que a quinoa serve principalmente para proporcionar aos indivíduos uma vida mais saudável. Pode ser utilizado na substituição de diversos alimentos presentes no dia a dia, além de ser uma opção para pessoas que são alérgicas a glúten.

Receitas Com Quinoa

quinoa-engorda

A Quinoa é um alimento que pode ser facilmente preparado em receitas especiais que podem ser inseridas sem muita dificuldade no seu cardápio diário. Ele pode ser associado a cremes, temperos, farofas deliciosas, entre outras misturas que são bem saborosas e fáceis de fazer. Vamos conhecer algumas principais e mais simples!

– Salada de Frango com Quinoa: É uma receita que rende quatro porções, e pode ser utilizado como entrada de outros pratos, como churrasco. A receita é simples e consiste basicamente em você utilizar quinoa, frango assado, cebola roxa, tomate cereja, pepino agrião, iogurte natural, maionese, cebolinha e sal.

– Quibe de Quinoa: Essa receita consiste em substituir o trigo pela quinoa cozida, o que deixa essa receita mais saudável e nutritiva. É uma excelente opção para pessoas que têm tolerância a glúten e estão em dieta de emagrecimento.

– Abobrinha de Carne, Quinoa e Chia: Essa é uma receita extremamente nutritiva, prática e saborosa. A receita geralmente rende duas porções, e pode ser indicada em especial para as pessoas que estão de dieta de emagrecimento, uma vez que a quinoa e a chia são ricas em fibras e proteínas, o que ajuda na sensação de saciedade.

– Quinoa com Frango e Brócolis: E essa aqui é uma receita rápida, prática e muito saudável, rende geralmente uma porção e pode ser uma boa opção para refeições rápidas. Os ingredientes utilizados são apenas quinoa, frango desfiado, um punhado de brócolis, água, sal, pimenta do reino e salsinha.

Essas são apenas algumas receitas que podem ser feitas com a quinoa, mas vale lembrar que existem as mais diversas receitas e formas de preparo disponíveis na internet e em livros de receita. Cada receita possui um nível de complexidade diferente, assim, existem receitas mais rápidas, e que rendem em menor quantidade.

Quinoa – Tabela Nutricional

A tabela nutricional da quinoa é considerada excelente pelos especialistas em nutrição humana. O grão possui os mais diversos nutrientes, que atuam desde anti-inflamatório até fibras musculares. Assim, é necessário ter acesso a tabela nutricional para ter acesso ao potencial nutritivo do alimento. Confira a tabela nutricional da quinoa a cada 100g:

  • Calorias: 336 kcal
  • Carboidratos: 68,3 g
  • Proteínas: 12,1 g
  • Lipídios: 6,1 g
  • Água: 10,8 g
  • Fósforo: 302 mg
  • Cálcio: 107 mg
  • Fibras: 6,8 g
  • Ferro: 5,2 mg
  • Tiamina: 1,5 mg
  • Niacina: 1,2 mg
  • Riboflavina: 0,3 mg
  • Ácido Ascórbico: 1,1 mg

Vale lembrar que são os valores nutricionais referentes a 100g do grão, sendo assim, estão sujeitos à alteração, quando sua quantidade é modificada obviamente, assim como o seu estado química, ou seja, quando o alimento está cozido por exemplo.

Quinoa – Quantidade Diária 

A quinoa é um alimento com alto teor nutritivo, porém, um alimento bastante calórico também. O mais recomendável é que seja consumido até duas colheres de sopa do grão, por dia. Caso consumido em quantidades maiores, pode contribuir para o surgimento de problemas relacionados à saúde, ou até mesmo favorecer o aumento de peso.

quinoa-preco

Por se tratar de um alimento de origem natural, não existe contra-indicação para o consumo do grão, porém como dito anteriormente, se consumido em grande quantidade, pode contribuir para o desequilíbrio da dieta e possivelmente problemas relacionados a isso.

Quinoa – Valor Nutricional

O grande teor nutritivo presente na quinoa a torna um alimento extremamente importante para alimentação. Com o consumo diário da quinoa é possível adquirir todos os aminoácidos essenciais ao corpo, fibras, proteínas e muitos outros. Confira então, o valor nutricional da quinoa para 45g do grão:

  • Valor Energético: 171kcal
  • Carboidratos: 31g
  • Proteínas: 6,0g
  • Gorduras Saturadas: 0,4g
  • Gordura Trans: 0g
  • Fibra Alimentar: 2,7
  • Sódio: 9,5mg
  • Cobre: 369mg
  • Ferro: 4,2mg
  • Fósforo: 185mg
  • Magnésio: 95mg
  • Manganês: 1,0mg
  • Zinco: 1,5mg

Vale lembrar que a quinoa ainda possui aminoácidos, ácidos graxos e complexo de vitaminas B, o que o torna um alimento ainda mais nutritivo e saudável.

Onde Comprar a Quinoa

quinoa-low-carb

A quinoa pode ser facilmente encontrada em supermercados, lojas de produtos naturais e pela internet. Se trata de um grão, assim possui um período de validade considerável, sendo assim possível comprar em grande quantidade para armazenar por um bom tempo.

É importante se atentar para os locais onde se compra o produto, uma vez que ele pode ser mal armazenado e assim causar algum dano à saúde. O mais recomendado, é sempre dar preferência à locais onde é possível se ter um contato com o produto, para assim averiguar a qualidade e até mesmo a validade. Saber a forma de armazenamento de produto também pode ser um fator importante para a qualidade do grão.

E para terminar, você já ouviu falar da dieta cetogênica? Ela ficou muito famosa após aparecer na Netflix através do documentário “The Magic Pill” (A Pílula Mágica) que mostra casos de pessoas que tiveram as suas vidas transformadas com a dieta cetogênica. Eu recomendo você assistir, pois vale muito a pena e realmente poderá mudar o rumo de sua saúde. Depois me conte aqui nos comentários o que achou, combinado? 😉

Após eu assistir, decidi começar a fazer essa dieta e estou me sentindo cada vez melhor e mantendo meu peso do jeito que eu sempre quis. Eu decidi fazer um review completo sobre a dieta cetogênica e vou deixar aqui para você conhecê-la. A dieta cetogênica é uma das dietas mais saudáveis que existem e que realmente te fará emagrecer e trará muitos benefícios para a saúde no médio e longo prazos. Para conhecer, basta clicar aqui ou na imagem abaixo: 👇👇

dieta-cetogenica-como-fazer

Sumário
Data de Revisão
Item Revisado:
Quinoa
Classificação
51star1star1star1star1star

Sobre o autor | Website

Sabrina Alves é co-fundadora do projeto Emagrecer Para Sempre. Criou este projeto para compartilhar suas experiências pessoais de como ter um corpo magro e mais saúde.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!