Quantas Vezes Você Deve Alterar Seu Plano De Exercícios?

Um dos piores momentos para quem leva a sério sobre um plano de exercícios é atingir o temido patamar de progresso. Você está focado e as coisas estão indo muito bem.

Você não sente que está fazendo progresso e você pode até achar que está ficando mais fraco, mas você é mais forte do que imagina.

Quantas Vezes Você Deve Alterar Seu Plano De Exercícios?

desanimo_exercicio_físicoA Sensação Que Dá

Uma das razões mais comuns que pra bater um desânimo com o seu programa de treino é devido à falta de mudança com o próprio treino. Lembre-se, se você quiser que o seu corpo se mantenha cada vez mais forte e mais apto, é preciso dar-lhe uma razão para fazê-lo.

Se você mantém seu plano de exercícios outra e outra vez, você está basicamente dizendo que não há problema em manter o status quo.

Assim, você atingiu o desânimo.

Por outro lado, porém, você não quer sair mudando seu treino em torno de muita frequência ou você não será capaz de colher os ganhos de treinamento que você deve ter visto a partir desse protocolo particular.

Então, quantas vezes deve ser feita a mudança? Essa é a pergunta que precisa ser tratada aqui.

Vejamos os principais pontos que você deve considerar.

Seu Nível De Aptidão

A primeira coisa que você precisa é olhar para o seu nível de aptidão.

Aqueles que estão mais avançados vão achar que podem progredir e se adaptar mais rápido do que aqueles que estão apenas começando, então esta é a primeira coisa a se notar.

Se você tem trabalhado por anos a fio, já que você pode achar que depois de 3-4 semanas, é hora de uma mudança de programa.

Se você é um novato, você pode ser capaz de ficar com o seu programa por 6-8 semanas antes que você sinta que precisa de uma mudança.

Seus Resultados Atuais Com Seu Plano De Exercícios

Em segundo lugar, também considerar os resultados que você está tendo.

Você está fazendo progresso em algum aspecto? Lembre-se que você não verá aumentos no nível de força com cada sessão de treino que você faz completa. É perfeitamente normal e natural ter picos de estagnação por uma semana ou até mais.

Enquanto alguma área do seu treino está melhorando – ou você é capaz de levantar mais peso, use menos descanso, ou completa mais repetições, então significa progresso, percebe?

É quando nada está melhorando, que você sabe que há um problema e deve alterar seu plano de exercícios.

Seus Principais objetivosplano de exercícios

Finalmente, também considere os objetivos que você definiu. Você está simplesmente querendo perder peso? Se assim for, você pode não precisar alterar os programas frequentemente como se estivesse esperando para conseguir o máximo de ganhos de força muscular, por exemplo.

Com esse objetivo, a primeira coisa que você precisa é alcançar um aumento da taxa metabólica e da queima de calorias, porque isso vai acontecer independentemente da natureza do treino, enquanto você está treinando.

Se o seu objetivo é a construção muscular, você precisa estar aplicando esse estímulo de sobrecarga, e isso só vem de constante mudança. Como tal, você precisa estar reformulando seu programa de forma mais regular.

De um modo geral, se você deve usar uma orientação de mudar o seu treino a cada 4-6 semanas, a menos que você esteja vendo grandes resultados.

No seu plano de exercícios, como tem sido, tem atingido os resultados de suas metas, comente?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. seli disse:

    Amei agora vou mim esforçar pra emagrecer