Dieta Vegetariana – Para Que Serve e Alimentos Permitidos →【VEJA!】

A dieta vegetariana pode ser uma opção para ter mais qualidade de vida e ainda sair fora do grupo de risco de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Ela é bem parecida com a dieta vegana que falamos neste artigo, mas tem algumas particularidades que iremos explicar mais adiante. Fico comigo até o final para saber…

Atualmente, a mentalidade de quem deseja perder peso mudou muito, pois o fator estético não é mais o principal motivo para o emagrecimento. As pessoas descobriram que ter um corpo sarado vai muito além de arrancar elogios e atrair o sexo oposto.

Elas entenderam que quando o corpo está livre de gordura localizada, ele também estará mais saudável e propenso a ter as funções metabólicas completamente normalizadas. Quando o corpo funciona direito, ele mantém a imunidade a doenças sempre funcionando, e também permite que o peso se mantenha sempre controlado nos níveis saudáveis de cada um.

Existem milhares de dietas e métodos de emagrecimento, que prometem a perda de peso em grande quantidade em um curto espaço de tempo.

Isso até pode acontecer, mas acaba violando em algum momento funções do organismo e, dependendo da dieta, ainda pode prejudicar órgãos vitais em médio e longo prazo. Isso porque grande parte desses métodos de emagrecimento relâmpago não possuem embasamento científico e que comprove mesmo sua eficácia.

Normalmente, a pessoa perde mesmo peso, mas depois devido a uma falta de atuação na causa da obesidade, acabam conseguindo o peso de volta, no que chamamos de efeito sanfona (emagrece/engorda). Quando a perda de peso é gradual e inclui mudança nos métodos de alimentação, ela se torna efetiva e para a vida toda.

Assim, é seguro dizer que os métodos de emagrecimento e dietas que se baseiam em reeducação alimentar são os que mais trazem benefícios para a saúde ao longo do tempo.

Isso ocorre porque o organismo é uma máquina complexa, e somente entendendo seu funcionamento é que existe segurança para mudar a forma de se alimentar. É justamente porque cada organismo reage de uma forma diferente que pessoas que fazem a mesma dieta nem sempre obtém os mesmos resultados.

Cada metabolismo tem uma resposta a mudança de alimentação, e apenas suprimir elementos ou grupos inteiros não é efetivo para todas as pessoas que precisam emagrecer.

O Que é a Dieta Vegetariana?

dieta-vegetariana-vale-a-pena

A dieta vegetariana é uma dieta baseada no consumo de frutas, legumes, verduras e cereais. Porém, fica restringido o consumo de qualquer tipo de produtos de origem animal, como aves, carnes, peixes, ovos, leite e derivados.

Dentro das vertentes de novas dietas que surgem todos os dias, a dieta vegetariana tem se mostrado uma opção saudável para perda de peso e melhora na qualidade de vida.

Como o próprio nome diz, a dieta vegetariana tem como base a eliminação da carne do cardápio.

Muitas pessoas acham isso muito difícil de fazer, pois afinal de contas as carnes são fonte de proteínas que são essenciais para nosso organismo. Porém, dentro da dieta vegetariana existem maneiras de conseguir as proteínas necessárias de outros tipos de alimentos de origem vegetal e que supre essa deficiência das proteínas animais.

Aliás, muitas dietas baseadas em conhecimentos e experimentos científicos acabam eliminando alimentos mais prejudiciais e substituindo-os por outros mais saudáveis sem comprometer o suprimento de vitaminas essenciais. Nesse momento é importante salientar a diferença entre uma dieta vegetariana e uma dieta vegana.

Os vegetarianos não consomem carne de nenhuma espécie, enquanto que os veganos além de não consumirem produtos que sejam de origem animal, também não utilizam nenhum tipo de produto que foi feito de origem animal, como bolsas, sapatos, cosméticos, enfeites, etc… E, além disso, os veganos também não frequentam eventos que, habitualmente, expõem os animais a riscos e maltratam os mesmos, como rodeios, circos, aquários, parques temáticos que confinam animais, etc…

Para Que Serve A Dieta Vegetariana?

dieta-vegetariana

Como falamos acima, a escolha por uma dieta deixou de ser apenas por causa da aparência e, hoje em dia, tem muito mais haver com melhora da saúde e respeito aos animais. A dieta vegetariana colabora em muitos pontos, tanto de um lado quanto do outro, pois ela permite que haja perda de peso sem comprometer a saúde.

Engana-se quem acha que a dieta vegetariana deixará o corpo sem proteínas e também quem acredita que ser vegetariano é apenas comer saladas e alimentos crus. Muito longe disso. Existem pratos incríveis e proteicos que são feitos sem o uso de carnes e que ainda são extremamente saborosos.

Sendo assim, a Dieta Vegetariana permite que haja perda de peso, além de colaborar para a diminuição do consumo de gorduras animais que podem ser prejudiciais à saúde.

Seguindo um plano alimentar completo da Dieta Vegetariana é possível ainda controlar melhor o consumo de calorias e também a produção de glicose, ajudando a deixar bem longe os riscos de diabetes e doenças cardiovasculares.

Como Funciona A Dieta Vegetariana?

dieta-vegetariana-emagrece

Através do corte do consumo de carnes na alimentação diária, o organismo tende a eliminar toxinas mais rapidamente, além de haver uma pequena aceleração do metabolismo. O consumo maior de frutas e vegetais ajuda a aumentar a imunidade do organismo, deixando o corpo mais fortalecido contra gripes, resfriados e das infecções mais comuns.

O maior consumo desses tipos de alimentos baixará o consumo de calorias e como as fibras presentes nos vegetais dão uma sensação maior de saciedade, você precisará comer menos para se sentir satisfeito. Os alimentos permitidos na dieta vegetariana são em grande variedade o que permitirá ter um cardápio rico enquanto perde peso e mantém a saúde em dia.

Porém, a melhor notícia sobre isso é que a Dieta Vegetariana é completamente livre de riscos, ou seja, ela não tem contra indicações. O pior que pode acontecer é você ter algum mal estar e dor de cabeça nos primeiros dias, pois seu corpo sentirá a desintoxicação causada pela sua mudança, mas isso é provisório e rapidamente seu corpo irá adaptar-se a sua nova rotina alimentar.

Muitas pessoas que começaram a seguir os preceitos do vegetarianismo conseguiram melhorar a saúde cardiovascular e também perceberam uma diminuição nos níveis de glicose no sangue.

A Escolha De Alimentos É Que Fará Diferença Na Dieta Vegetariana

dieta-vegetariana-receitas

Agora que você já sabe que é possível ter a quantidade necessária de proteínas mesmo não comendo carne, também precisa saber que toda dieta para ter sucesso, depende do tipo de alimento que você vai consumir.

Por exemplo, doces e batata frita não são carne, mas se você consumir isso todos os dias, não conseguirá melhorar sua saúde e muito menos perder peso. Então para a dieta vegetariana realmente trazer resultados para você, é preciso escolher dentro dos alimentos permitidos aqueles que vão mesmo ser eficazes na perda de peso e manutenção da saúde.

Para quem escolhe potencializar o consumo de alimentos ricos em proteínas dentro da dieta vegetariana, sentirá um aumento muito grande na energia e mais disposição.

Aliada a exercícios periódicos, essa pode ser uma forma muito eficaz para quem deseja perder sem prejudicar a saúde.

Dentro dos alimentos permitidos pela dieta vegetariana e que são muito ricos em proteínas temos os feijões, o queijo, nozes, ovos, além de possuírem grande quantidade de aminoácidos, antioxidantes (revertem o envelhecimento precoce) e também baixo teor de gorduras.

Além disso o não consumo de carnes favorece a saúde do coração e também ajuda a controlar diabetes, sem falar em uma diminuição na possibilidade de desenvolvimento de vários tipos de câncer específicos.

Como Conviver Sem O Consumo De Carnes

piramide-alimentar-vegetarianismo

Para quem está acostumado a comer carne todos os dias, pode ser muito penoso ficar sem o alimento, mas isso não deve ser um empecilho para fazer a dieta vegetariana. Para o organismo ir se acostumando é possível ir tirando a carne aos poucos do que de uma só vez e causar um trauma.

Assim, vá diminuindo o consumo alternando os dias da semana. Isso fará com que o organismo vá se acostumando sem criar uma rejeição ou apresentar algum tipo de problema de funcionamento.

Como Fazer A Dieta Vegetariana

dieta-vegetariana-funciona-mesmo

Para se integrar completamente na dieta vegetariana basta consumir apenas os produtos permitidos dentro desse tipo de modalidade alimentar. A única comida que NÃO faz parte da dieta é a carne, seja de frango, peixe, vaca, ou qualquer outra.

Desde que não se coma carne, montar o cardápio apenas com os alimentos permitidos é que fará a dieta ser efetiva para a perda de peso e também para a melhora de outros pontos da saúde, como falamos acima.

Uma coisa muito importante dentro de qualquer dieta é a diversidade de alimentos. Mesmo que você esteja seguindo uma dieta específica o que faz perder a vontade de continuar é o erro de querer consumir sempre os mesmos alimentos todos os dias.

Então, para que você aproveite ao máximo os benefícios da dieta vegetariana precisará diversificar os alimentos e também mudar suas formas de preparo, criando receitas novas que aumentarão o desejo de continuar a dieta.

Outro ponto muito importante quando trocamos completamente nossa forma de alimentação é ficar atento aos sinais do organismo. No caso de uma mudança para uma dieta livre de carnes, o organismo pode ressentir e apresentar comportamentos diferentes.

No caso do aumento do consumo de proteínas vindas de outras fontes que não a carne, pode haver acúmulo de gazes e até constipação nos primeiros dias. Isso só ocorrerá até o organismo se acostumar com a nova alimentação, depois que ele estiver adaptado não haverão mais problemas.

O tempo de duração da dieta varia de pessoa a pessoa e também aos resultados que ela busca obter.

Se você se tornar vegetariano apenas para perder peso, com certeza acabará voltando ao consumo de carnes assim que chegar ao peso desejado. O que pode ocorrer é que com o término da dieta, o organismo volte a se comportar como antes e ainda por cima trazer todo o peso que for perdido de volta.

As pessoas que se dizem vegetarianas dizem que esse é um estilo de vida e não apenas uma dieta para perda de peso.

Alimentos Permitidos Na Dieta Vegetariana

vegetarianismo-alimentos-permitidos

Veja abaixo uma lista básica do que se pode comer quando se faz a dieta vegetariana:

  • Ovos
  • Pães Integrais e massas integrais em geral
  • Macarrão
  • Feijões
  • Legumes
  • Frutas
  • Iogurte e todos os derivados do leite
  • Tofu
  • Arroz
  • Hambúrgueres Vegetarianos

Como o consumo de carne é muito arraigado entre os seres humanos, a indústria se encarregou de criar substitutos que têm inclusive a aparência de carne, mas são totalmente vegetarianos.

Assim é possível encontrar hambúrgueres feitos com soja, feijão e até mesmo alguns tipos de legumes (como abobrinha, berinjela e beterraba). Esses tipos de produtos ajudam na transição da alimentação, já que a mente pensa que está mesmo comendo um hambúrguer de carne.

Sempre que mudamos nossa alimentação temos que pensar no fator mental também, pois é muito comum comermos primeiro com os olhos, assim a aparência dos alimentos é de extrema importância em uma dieta. Dos alimentos permitidos é importante salientar que o feijão é a melhor fonte de proteínas dentro da dieta vegetariana, assim como o tofu.

Quando se fala no consumo de frutas dentro da dieta é permitido experimentar novas maneiras de consumo, como por exemplo grelhar as frutas, deixando-as mais suculentas.

As frutas fazem o papel do açúcar dentro da dieta, pois sempre que houver vontade ou necessidade de comer um doce, basta comer uma banana para se ver suprido dessa vontade, sem ter os problemas que o açúcar traz.

Alguns Cardápios Sugeridos Para Dieta Vegetariana

dieta-vegetariana-emagrece-mesmo

Café Da Manhã

  • Ovos mexidos na manteiga e uma fatia de pão integral com suco de laranja/cenoura ou outro de sua preferência;
  • Pão integral com queijo branco e uma xícara de café com cúrcuma;
  • Banana, maçã, pera, mamão, e outras frutas que desejar regados com mel e uma colher de sopa de granola, ou outro cereal.

Almoço

  • Arroz integral, hambúrguer de soja, legumes cozidos no vapor e passados na manteiga temperados com alecrim e sálvia;
  • Macarrão integral preparado com brócolis e alho poró com molho de frutas vermelhas e ervilhas;
  • Hambúrguer de soja com legumes e verduras refogados na manteiga (deixar “al dente”), temperado com um fio de azeite, mostarda, limão e mel.

Jantar

  • Arroz integral, creme de milho verde, salada de tomate, pepino, rúcula, alface roxa, temperada com limão e mel, feijão branco.
  • Beringela a parmegiana acompanhada de salada de tomate cereja temperada com limão, alecrim sálvia, azeite e alho poró.
  • Quiche de alho poró com legumes cozidos ao vapor e passados na manteiga salpicados de alecrim e orégano.

Ceia

  • Caldo de legumes com ovo poché (cozido no calor do caldo);
  • Salada de alface, rúcula, queijo branco, tofu e feijão branco temperada com limão, azeite, mel e especiarias a gosto;
  • Sanduíche de berinjela cozida temperada com pimenta do reino, cominho e orégano, e uma fatia de queijo branco.

Vendo os cardápios acima já deu para perceber que a dieta vegetariana é uma das mais livres que existem, pois é possível experimentar todo tipo de preparação para os alimentos que são permitidos.

É por isso que mais que uma maneira de perder peso a dieta é um estilo de vida que já foi adotado por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Sumário
Data de Revisão
Item Revisado:
Dieta Vegetariana
Classificação
51star1star1star1star1star

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!