Dieta Vegana – Tudo Sobre Comida Vegana →【Guia Completo!】

dieta vegana

A dieta vegana tem sido difundida como uma nova maneira de perder peso e eliminar gordura localizada. Mas, será que ela realmente faz bem à saúde?

Será que não consumir produtos de origem animal é mesmo indicado como sendo uma prática saudável?

O Que é Dieta Vegana?

É preciso saber bem a diferença entre dieta vegana e dieta vegetariana, pois apesar de terem várias coisas em comum, são diferentes na forma de praticar. Antes de mais nada, temos que deixar claro que vegano não é um tipo de dieta para emagrecimento e sim o nome do movimento que é a favor dos animais.

Dessa forma os veganos são pessoas que não consomem NENHUM tipo de produto de origem animal e não só na alimentação, mas também no vestuário, cosméticos e produtos de beleza.

Trata-se de uma comunidade engajada na defesa dos animais e, por isso, abominam qualquer tipo de crueldade ou propriedade que possa ser feito com os seres “não humanos” como costumam chamar.

Assim, veganos não comem carne, mas também não bebem leite, nem podem consumir mel.

Não usam produtos de beleza, ou limpeza que tenham sido testados em animais, como também não se vestem com produtos que sejam derivados deles (couro, lã, seda, camurça etc), preferindo os de origem vegetal (cânhamo, linho, algodão).

Os vegetarianos são pessoas que não comem carne, mas utilizam outros tipos de produtos derivados de animais, incluindo vestuário, adornos, etc. Assim, a forma de se alimentar dos veganos não inclui carne, leite, ovos (apesar de existirem os ovo-lacto-vegetarianos que são veganos que consomem laticínios e ovos), mel, banha, gordura animal, etc.

O termo vegano é uma diminuição do vocábulo vegetariano, e em inglês é conhecido apenas como vegan.

Para Que Serve a Dieta Vegana

comida vegetariana

Como não é um modo de alimentação destinado a nenhum resultado específico (não é uma forma de emagrecimento), o cardápio exclusivamente vegano pode trazer muitos benefícios para a saúde.

Apesar dos especialistas ainda divergirem muito nesses benefícios, já foram feitos muitos estudos e testes que comprovaram a eficiência de uma alimentação vegana para a diminuição dos riscos de doenças degenerativas e problemas no coração.

Alguns especialistas ainda afirmam que a ausência de gordura animal no metabolismo ajuda a prevenir e erradicar a doença arterial coronariana e também é capaz de reduzir os níveis de glicose, favorecendo os portadores de diabetes tipo 2.

Também é de conhecimento que indivíduos que não consomem carne, possuem níveis baixos de colesterol e também uma pressão sanguínea menor, além de terem menos tendência de desenvolver câncer de colo do útero e de próstata.

Com todos esses benefícios é fácil entender porque mais e mais pessoas estão adotando a dieta vegana como escolha para uma nova forma de se alimentar. Mas, não necessariamente essas pessoas são veganas em sua ideologia, o que diferencia os grupos de veganos ideológicos das pessoas que apenas escolheram não se alimentar com carne e derivados animais.

Assim, o veganismo não é uma forma de emagrecimento, mas um estilo de vida que é levado a sério por milhares de pessoas no mundo que defendem os direitos dos animais não serem usados e maltratados pelos humanos de nenhuma forma. Justamente a temática da defesa dos animais é que está conquistando adeptos em várias localidades, o que fez crescer o número de restaurantes veganos e também os produtos veganos a venda nos supermercados.

Como Funciona a Dieta Vegana

comida vegana

Partindo do princípio que não se deve comer alimentos de origem animal, o cardápio vegano é todo constituído por frutas, legumes, verduras, raízes, ervas e temperos unicamente de origem vegetal. Aconselha-se procurar um nutricionista quando se decidir pela alimentação exclusivamente vegana, já que muitos minerais e vitaminas essenciais ao organismo estão presentes apenas nos produtos animais.

Assim, é indicado não adotar um cardápio vegetariano sem conhecer bem as qualidades dos alimentos para poder fazer reposições e obter todos os minerais e vitaminas que o corpo necessita para funcionar bem.

Cardápio Para Dieta Vegana

É recomendado que a mudança da alimentação normal para a vegana/vegetariana seja feita gradualmente, já que a mudança na fonte de proteínas, vitaminas e minerais será exclusivamente através de vegetais. Outro ponto importante é saber que a alimentação vegana deve ser acompanhada a vida toda por suplementação adicional ao seu cardápio diário, já que muitos elementos essenciais ao organismo não estão em quantidade suficiente nos vegetais.

Assim, antes de pegar um cardápio qualquer e começar a seguir, é importante conhecer todos os elementos que implicam adotar um estilo vegano de ser e não apenas de se alimentar.

Tudo tem que ser feito com cuidado e aos poucos, para o organismo se adaptar e não sofrer com a mudança.

Veja abaixo algumas dicas de cardápio para café, almoço e jantar dentro dos moldes veganos.

Café 1

1 banana amassada com 1 colher sobremesa de pasta de castanha de caju, ou de amendoim (sem adoçar) + 1 colher de café de canela + 1 torrada integral com 1 colher de sopa de abacate amassado com sal e limão.

Café 2

3 bolachas pequenas de arroz integral + 1 colher de tahine + 1 banana média congelada + 1 colher sobremesa de cacau em pó.

dieta vegana cardapio

Almoço 1

Salada de folhas mistas + 1 cenoura ralada + 2 colheres de sopa de palmito picado, temperada com limão e azeite de oliva. 2 colheres de sopa de purê de mandioquinha + 2 colheres de sopa de beterraba refogada polvilhada com salsinha picada.

Almoço 2

Salada de folhas com nozes tostadas (alface roxa, couve, tomates-cereja) temperada com azeite de oliva + vinagre de maçã e sal. 2 colheres de arroz integral + 4 colheres de sopa de lentilha + 3 colheres de sopa de cogumelos refogados + 3 rodelas de abobrinha grelhada.

Jantar 1

1 tigela média de sopa de lentilha + 1 prato pequeno de berinjela e abobrinha grelhada (em rodelas) temperada com azeite, sal e orégano ou tomilho.

Jantar 2

Salada de folhas coloridas (rúcula, radiccio, alface) + cenoura ralada (2 colheres de sopa) + 2 colheres de sopa de grão de bico cozido. Tempero: azeite, sal e ervas.

Como Se Tornar Um Vegano

Como falamos acima, o veganismo não é apenas uma forma de alimentação saudável, é também um estilo de vida que engloba o não uso de produtos que sejam derivados de animais, ou que tenham provocado o sofrimento e morte desses seres.

Assim, além de abandonar completamente o consumo de carne, leite, ovos, mel, e todos os derivados de produtos animais é preciso também não se vestir com fibras animais (lã, couro, seda) e não usar produtos que foram testados em animais.

Dentro da comunidade vegana existem listas com fornecedores de produtos que não maltratam os animais, bem como a lista de empresas que ainda usam os testes em animais, assim os adeptos sabem o que podem ou não consumir/usar.

É importante entender que sua vida mudará não apenas na alimentação, mas também em toda uma forma de enxergar os animais e defender seus direitos de não sofrerem maus tratos.

Receitas Veganas

dieta vegana receitas

Como a transição de onívoro (consumidor de carne e derivados animais) precisa ser muito lenta e progressiva é importante contar com cardápios completos para não errar a mão na hora de se alimentar. Como você viu acima, dentro da proposta vegana existem muitas possibilidades de alimentos, porém é preciso conhecer quais são os que proporcionam os minerais, vitaminas e aminoácidos que nosso organismo precisa.

receitas veganas

Assim, não basta apenas comer vegetais desenfreadamente, é preciso incluir na sua alimentação produtos que sejam substitutos dos convencionais.

É por isso que recentemente foi lançado o livro Receitas Veganas, que reúne informações com tudo que você precisa saber para mudar seu estilo de vida sem sofrer ou passar fome para começar a dieta vegana.

Veja o que você aprenderá com esse e-book completo:

    • Como escolher os melhores ingredientes para suas receitas;
    • Como combinar os produtos de forma mais adequada para quem está começando a se alimentar no modo vegano;
    • Como definir quais os melhores pratos para a família ou para eventos com amigos;
    • Como transformar gradativamente seu estilo de vida para o vegetariano;
  • Como fazer seus filhos preferirem a comida vegana aos fast foods;
  • Como criar cardápios nutritivos e deliciosos para a semana toda com pratos principais e sobremesas 100% veganas;
  • Quais as principais diferenças de uma dieta a base de vegetais do que a onívara;
  • Quais os motivos que levam a indústria de alimentos não desejarem que as pessoas se tornem veganas.

Além do ebook, você também receberá vários bônus, que são:

  • Ebook Com 30 Receitas Exclusivas: Neste ebook você terá receitas deliciosas, simples, saudáveis de baixíssima caloria que vão te auxiliar a criar um cardápio atraente e saudável para você perder peso e ficar elegante e com saúde sem nenhum sofrimento.
  • 6 Exemplares da Revista Veganismo: Nestas 6 revistas você encontrará 10 receitas exclusiva (em cada uma) sempre dentro dos moldes veganos e ainda personalidades famosas que são veganas para você conhecer.
  • Ebook Sobre Estilo de Vida Vegetariano: Livro de muito sucesso nos EUA chega agora ao Brasil completamente traduzido para o Português.
  • Ebook Sucos Detox: Neste ebook você receberá 10 receitas de sucos detox que terão a capacidade de fazer você emagrecer até 3 quilos por semana incluindo eles em sua dieta.

Adquirindo o Livro Digital Receitas Veganas você poderá começar a adotar um estilo de vida mais saudável e ainda aprenderá a ganhar uma renda extra promovendo esse novo modo de vida (instruções estão dentro do e-book).

Garantia Incondicional

selo de garantiaO livro Receitas Veganas possui 7 dias de garantia, o que significa que poderá analisar o conteúdo e, se não gostar, ou achar que não serve para seus propósitos, poderá entrar em contato para pedir seu dinheiro 100% de volta. Sem perguntas!

Onde Comprar o Ebook Receitas Veganas

Para adquirir seu exemplar do livro digital Receitas Veganas, basta clicar no botão abaixo para ir até a página oficial de venda do ebook.

Chegando lá, basta clicar no botão grande a amarelo onde está escrito ACESSE AGORA para ser levado para a página de pagamento.

A página nova que abrirá será dentro da plataforma de pagamento Monetizze, que é um local com criptografia para proteger seus dados de fraudes e compartilhamentos indevidos. Coloque seu nome dentro do campo respectivo e informe seu melhor e-mail para receber os dados de acesso ao livro.

É possível fazer o pagamento usando boleto bancário (para o valor a vista) ou com cartão de crédito (com opções para divisão do valor em até 12 parcelas).

Escolha a forma que achar melhor, preencha os campos com os dados financeiros exigidos, escolha a quantidade de parcelas (se estiver comprando com cartão) e clique em COMPRAR AGORA” para finalizar.

Assim que a confirmação da transação for feita pela instituição financeira, você receberá um e-mail contendo os dados para acessar o Livro Receitas Veganas e também todos os bônus.

PRONTO! Você acaba de fazer uma escolha importante para sua saúde e de sua família, além de poder fazer uma renda extra, divulgando esse estilo novo de vida!

ATENÇÃO: O Livro Receitas Veganas está com preço PROMOCIONAL que não deverá ficar muito tempo no ar. Adquira seu exemplar AGORA para ter acesso a uma nova vida saudável por um preço absurdamente baixo!

Obs: Se você estava procurando informações de qualidade sobre o veganismo, o livro Receitas Veganas é o que existe de mais completo sobre este assunto no Brasil e você não precisará mais ficar pesquisando sobre a Dieta Vegana, pois terá um material completo e de qualidade em suas mãos. Portanto, nossa sugestão é que não perca tempo e comece hoje mesmo seu novo estilo de vida mais saudável com o ebook Receitas Veganas!

Beijinhos…

Sabrina

Sumário
Data de Revisão
Item Revisado:
Dieta Vegana
Classificação
51star1star1star1star1star

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. ana disse:

    adoro todos estes alimentos , vou começar a mina dieta co certeza vou conseguir perder peso, bjo