O Que é Dieta Low Carb – Tudo Sobre Low Carb →【Guia Definitivo】

dieta low carb

O Que é Dieta Low Carb?

Você sempre quis saber o que é dieta low carb e ainda não conseguiu compreendê-la por completo? Então, tire alguns minutos do seu tempo para ler este nosso guia definitivo da low carb e ficar sabendo de tudo sobre essa forma de emagrecimento, que é uma das mais famosas do mundo.

A indústria do emagrecimento está sempre às voltas com novos conceitos, cardápios, maneiras de “prender” as pessoas em uma dieta ou nova maneira de se alimentar.

É uma indústria que movimenta bilhões de dólares todos os anos, vendendo programas de exercícios, livros de receitas dessa e daquela dieta, revistas de moda, enfim todo tipo de produto que faça as pessoas pensarem que estão tendo saúde.

Na guerra da perda de peso existem milhares de maneiras para emagrecer, algumas comprovadas, outras não, e claro que de vez em quando um novo ator principal aparece.

E, no emagrecimento, um dos maiores vilões é o carboidrato, pois é tido como o causador do excesso de peso. Ele é odiado por todos que pregam alimentação saudável e adorado por quem gosta de comer um pãozinho de manhã, uma macarronada ou aquela deliciosa pizza no final de semana.

Com todo esse ibope em cima do carboidrato, claro que teria que surgir uma dieta que fizesse as pessoas não consumirem o mesmo. Com isso, a dieta low carb chegou no mercado e tem causado muitas controvérsias entre adeptos e não adeptos.

Low carb significa “carbo baixo” ou consumo menor de carboidrato, e nos próximos parágrafos você ficará sabendo se isso realmente faz emagrecer.

Dieta Low Carb Emagrece Mesmo?

o que comer na dieta low carb

Antes de saber se cortando carboidratos a pessoa emagrece, é preciso conhecer o papel deles em nosso metabolismo.

O carboidrato se transforma em glicose em nosso organismo e essa glicose é responsável pela geração de energia para realizarmos as tarefas do dia a dia. Assim, sem carboidrato, o corpo vai buscar formas de produzir a energia necessária em outros locais do organismo, o que acaba ocasionando um desequilíbrio metabólico.

É esse desequilíbrio que faz as pessoas passarem pelo efeito sanfona, aquele famoso “emagrece-engorda”, pois quando o corpo se vê não abastecido de carboidratos, entende que precisa armazenar a glicose que conseguir.

Quando o indivíduo volta a se alimentar normalmente (no final da dieta), o corpo continua armazenando e é aí que ocorre o processo de ganho de peso desenfreado.

Partindo da necessidade que o organismo tem de consumir carboidratos, podemos dizer que cortá-lo completamente, poderá fazer mal à saúde (e muitos especialistas concordam e alertam sobre isso).

Portanto, baseando nessa informação, é claro que cortar o carboidrato fará você emagrecer, mas também faz o organismo perder massa magra, o que é pode ser prejudicial à saúde.

Para Que Serve a Dieta Low Carb?

A Dieta Low Carb serve para reduzir e, até mesmo, cortar em definitivo os carboidratos de sua dieta.

O baixo consumo de carboidratos tem como principal finalidade a perda de peso de forma natural, proporcionando a desintoxicação do organismo. Adeptos de formas mais naturais de alimentação também costumam usar os princípios dessa dieta que inclui alimentos mais saudáveis no seu cardápio.

Alimentos Permitidos Na Dieta Low Carb

lista de alimentos permitidos na dieta low carb

Depois de entender o papel dos carboidratos no organismo, é hora de conhecer quais alimentos são permitidos na dieta low carb.

  • Carnes: Todo tipo de carne in natura é permitido, mesmo a carne com gordura, já que são fontes de proteínas. O bacon que até pouco tempo era um vilão, também pode ser consumido, pois tem gordura boa. Evite comprar carnes temperadas, faça seus temperos com produtos naturais como alho, salsinha, gengibre e o que mais gostar da forma mais natural possível, evitando os temperos condimentados. Desta forma, você pode comer salmão, bisteca de porco, frango, carne de boi, cordeiro, peru, vitela, etc…
  • Ovos: Os ovos também estiveram sob a berlinda dos alimentos que fazem mal à saúde. E a boa notícia é que o consumo de ovos, além de não fazer mal, é indicado pela maioria das dietas. Cozido, frito, mexido, poché… você pode comer ovos do jeito que quiser, inclusive com bacon no café da manhã. Já existem estudos avançados por várias universidades americanas afirmando que o ovo é um dos melhores alimentos que existem, pois contém praticamente todas as necessidades de nosso corpo para o dia a dia.
  • Verduras e Legumes: É o acompanhamento da dieta low carb e também da dieta paleo. Toda verdura é bem-vinda no cardápio. Use e abuse das folhas verdes (que desintoxicam o organismo) como rúcula, agrião, couve, espinafre, alface, escarola. E, para deixar as saladas ainda mais saborosas, inclua também a vagem, aspargos, palmito, chuchu, rabanete, quiabo, pepino, alho, pimentão, tomate e outros. Cuidado com a batata, cenoura, mandioca e beterraba que possuem altas concentrações de carboidratos.
  • Frutas: Devido à frutose (glicose das frutas), a maioria das frutas possui concentrações altas de carboidratos e precisam ser evitadas pelo menos nas duas primeiras semanas da dieta low carb. Depois vá acrescentando aos poucos para sentir como seu organismo se comporta. Das menos perigosas, poderá consumir morango, coco, abacate, mirtilo e amora.
  • Laticínios: Na dieta paleo não são permitidos, mas na low carb são liberados, pois não são fontes de carboidratos. Você poderá consumir queijos meias cura e também manteiga (não margarina), inclusive podendo usá-la para cozinhar no lugar dos terríveis óleos vegetais. O creme de leite também está liberado, pois tem pouca concentração de carboidratos. Use em molhos ou para incrementar grelhados e assados.
  • Oleaginosas: Macadâmia, pistache, amêndoa, castanha do Pará, castanha de caju e nozes são permitidas na dieta low carb, mas precisam ser consumidas com moderação. Experimente misturar vários tipos e comer uma porção sempre igual para não correr o risco de exagerar. Algumas lojas que vendem produtos naturais já possuem o mix de castanhas pronto, o que já facilita a vida.
  • Gorduras: Dê preferência para a manteiga e azeite para preparação de alimentos. A manteiga pode ser usada no preparo a quente e o azeite deve ser reservado para temperar saladas e outros pratos. Óleo de coco e abacate são ideais, mas costumam ter um preço mais alto. Caso esteja com seu orçamento baixo, pode fazer com a manteiga ou até mesmo usar banha para cozinhar.
  • Condimentos: Seja desidratado ou ao natural, a dieta low carb não restringe o consumo de produtos como: salsinha, cebolinha, coentro, gengibre, alho, cebola, orégano. Usar mostarda e ketchup industrializados também pode, mas bem raramente e com moderação, pois são low carb, mas possuem outros tipos de química que não são bons para o nosso organismo.

Alimentos Proibidos Na Dieta Low Carb

alimentos para dieta low carb

A lista de alimentos permitidos é bem grande e variada, mas para sua dieta dar certo você precisa evitar alguns produtos e alimentos que são proibidos nesta dieta, como:

  • Açúcar: É proibido dentro do contexto low carb. Assim, mel, açúcar de coco e demerara não devem ser consumidos. Lactose é açúcar de leite, frutose é açúcar da fruta e sacarose é o açúcar refinado. Fuja de todos eles e consuma adoçantes livres de carboidratos (olhe bem os rótulos).

  • Cereais: Nenhum produto que leve farinha de trigo deve ser consumido, mesmo que seja integral. Assim, pães, pizza, bolos, macarrão e biscoitos estão fora do cardápio da dieta low carb. Arroz de qualquer espécie também não deve ser consumido, como também a quinoa deve ser evitada.
  • Gorduras: Nenhum tipo de gordura trans deve ser consumido, assim a maioria dos alimentos industrializados fica fora do cardápio.

Como Funciona a Dieta Low Carb

dieta low carb o que pode comer

Sabendo o que pode e o que não pode ser consumido fica mais fácil criar receitas que obedeçam aos princípios do low carb. Como todo tipo de alimentação, é importante consultar um médico antes de adotar uma dieta mais invasiva ou restritiva, pois muitas pessoas possuem alergias alimentares que nem sabem e devem evitar também grandes mudanças em sua alimentação sem a consulta e/ou acompanhamento de um especialista.

Assim, fazer um acompanhamento com médico ou com nutricionista, é fundamental para não ter algum problema sério de saúde.

Para seguir uma dieta low carb basta se alimentar apenas dos alimentos permitidos, obedecendo as regras para temperos, frutas, legumes e carnes.

Não existe um cardápio específico para essa dieta, pois você pode fazer várias combinações usando os alimentos permitidos. Na verdade, a dieta low carb não é considerada uma dieta restritiva, mas sim como um estilo de se alimentar semelhante a dieta vegetariana.

Devido ao baixo consumo de carboidratos muitas pessoas perdem peso, mas a dieta low carb não é necessariamente indicada apenas para essa finalidade.

Com isso, criar pratos que contenham os alimentos permitidos é a melhor forma para ficar dentro do conceito de menos carboidratos e talvez uma maneira de proporcionar uma vida mais saudável.

Receitas Low Carb

ebook-125-receitas-lowcarb-bonus

A tarefa de ficar buscando e criando receitas para a dieta low carb é bem cansativa e chata para os dias de correria que temos. Para facilitar sua vida, fizemos uma pesquisa de receitas low carb para te ajudar nisso.

Após várias semanas de procura, conseguimos encontrar o Ebook 125 Receitas Low Carb que inclui várias receitas low carb para: café da manhã, lanches, doces, sobremesas e várias receitas para almoço e jantar.

Além disso, este ebook é acompanhado de 4 bônus que irão te orientar a preparar as receitas da forma correta, com os temperos e as quantidades adequadas, uma lista completa de alimentos permitidos e proibidos, um guia completo para te orientar nas compras dos alimentos permitidos no supermercado e também uma planilha de fácil uso para ajudar você a manter o seu foco no processo de perda de peso.

O bom de contar com um guia voltado para a dieta low carb é que você não precisa ficar perdendo tempo na pesquisa dos produtos, já que as receitas usam apenas os alimentos permitidos e o guia te orienta em como comprá-los de forma barata.

Assim, além de economizar tempo criando receitas, você não precisará ficar rodando no mercado tentando lembrar se determinado alimento/produto é ou não é permitido. O guia contém 125 receitas low carb doces e salgadas e é uma fonte segura para quem deseja se alimentar dentro desse conceito de poucos carboidratos.

Clique no botão abaixo para conhecer de perto o Guia 125 Receitas Low Carb:

dieta low carb banner

Na hora de emagrecer o melhor conselho que alguns especialistas dão é tentar equilibrar a alimentação para que o organismo não deixe de receber todas as vitaminas e minerais que necessita.

Com essa informação em mente você poderá escolher melhor uma dieta ou forma de se alimentar, sem ficar com medo de estar prejudicando sua saúde, já que é importante perder peso, mas não ficar doente por causa disso.

Sumário
Data de Revisão
Item Revisado:
Dieta Low Carb
Classificação
51star1star1star1star1star

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Magaly Santos disse:

    Seu artigo é bastante interessante e explicativo, a piramide low-carb deixa bem claro o que podemos ou não comer.