Dietas

Dieta dos Pontos – Funciona Mesmo? →【Aprenda A Fazer!】

A dieta dos pontos é uma forma de emagrecimento que utiliza a contagem de calorias para montar as refeições do dia. Todas as pessoas que precisam perder peso, em algum momento já se depararam experimentando esse, ou aquele método.

O aspecto mais controverso do emagrecimento é que nem sempre a dieta que fez uma pessoa perder vários quilos, terá o mesmo efeito em todas as pessoas. Isso acontece por uma série de fatores, incluindo a ação do metabolismo que é diferente para cada pessoa, e também distúrbios e doenças preexistentes que podem alterar os resultados na balança.

dieta-dos-pontos

O que mais é preciso ter cuidado na hora de seguir uma dieta restritiva para emagrecer é o quanto ela realmente pode ser benéfica para a sua saúde, pois não adianta ser magro(a) e doente, não é mesmo?

E, no meio de tantas opções, a dieta dos pontos se apresenta como uma opção para quem deseja perder peso, mas não quer ter muito trabalho com receitas e pratos mais elaborados. Sem dúvida, um dos grandes motivos que fazem as pessoas desistirem das dietas é o fato de sempre precisarem comer a mesma coisa ou ainda o medo de passar fome comendo pouco.

É fato, que quem está acostumado a comer carboidratos desregradamente, não irá se adaptar facilmente a uma dieta low carb ou low fat.

Mas, para que qualquer mudança comece e se instale é preciso dar o primeiro passo e ainda fazer alguns sacrifícios. Já é comprovado que nosso organismo precisa de todos os grupos de alimentos para funcionar corretamente.

Assim, cortar drástica e completamente qualquer um dos grupos de alimentos trará consequências negativas em médio e longo prazo. O terrível efeito sanfona (emagrece – engorda) acontece justamente porque os métodos escolhidos não vão na raiz do problema, tratando apenas a causa.

A pessoa até perde peso, mas ele volta novamente porque na verdade o organismo não passou por uma adaptação que o fizesse aceitar o novo plano de alimentos.

O Que é a Dieta dos Pontos

Trata-se de um plano de alimentação que coloca uma pontuação para todos os alimentos. Essa pontuação pode se basear apenas na quantidade de calorias ou também pode levar em consideração o teor de gorduras e nutrientes.

Nesse tipo de dieta não existe uma restrição alimentar específica, o consumo de alimentos é controlado de acordo a quantidade de pontos que a pessoa pode consumir durante o dia.

Assim, é necessário ter conhecimento dos pontos de cada alimento e registrar cada alimento consumido para fazer o cálculo de quantos pontos foram gastos e quantos ainda podem ser utilizados. Existem muitos métodos que utilizam essa contagem de pontos para os alimentos.

Vários aplicativos para celular que disponibilizam uma tabela de pontos, também oferecem opções de cardápios e outras informações para manter a saúde em dia.

dieta-dos-pontos-funciona

O que mais difere nos métodos é a forma utilizada para atribuir os pontos a cada alimento. Algumas tabelas consideram apenas as calorias, em outros métodos também são levados em conta os nutrientes, as gorduras e outros fatores.

Muitas pessoas questionam se o fato de não haver restrições para o consumo dos alimentos, realmente é efetivo para a perda de peso. O que ocorre é que os pontos que cada pessoa pode consumir é sempre inferior ao gasto total de calorias do corpo.

Assim, se a pessoa realmente seguir à risca a quantidade de pontos que pode consumir diariamente, fará com que o organismo gaste caloria que está acumulada para gerar energia. Outro ponto que promove o emagrecimento é o fato da dieta dos pontos praticamente forçar uma reeducação alimentar.

Isso acontece porque os alimentos mais saudáveis têm pontuação baixa (às vezes até zero) e acabam sendo escolhidos para comporem o total de pontos do dia todo. Assim, para quem está com fome, pode ser muito mais vantajoso consumir uma salada verde (zero pontos) do que se encher de pão e passar fome no resto do dia.

Para ficar dentro da pontuação do dia, será necessário incluir verduras, legumes e frutas, deixando as refeições mais saudáveis de qualquer forma. Especialistas apontam que para uma dieta dos pontos ser mesmo efetiva, é importante que o foco não seja apenas a contagem de calorias.

É necessário levar em consideração também as gorduras, fibras, proteínas e nutrientes dos alimentos.

Principais Benefícios

Como todo tipo de dieta, é importante apontar os pontos positivos e também os negativos. Veja abaixo alguns benefícios desse tipo de dieta alimentar:

=> Não Existe Proibição de Alimentos: Como o intuito é comer um determinado número de pontos durante o dia, e todos os alimentos têm uma pontuação, a pessoa pode comer o que ela quiser, dentro da pontuação pretendida.

Sem dúvida, esse aspecto desse tipo de dieta é o que mais faz aumentar o número de adeptos da prática. Conforme como falamos acima, a maioria das pessoas desiste das dietas justamente por serem muito restritivas.

Com a dieta dos pontos você poderá comer de tudo mesmo, mas acabará aprendendo que comer alimentos mais saudáveis gasta menos pontos.

=> Autonomia: Em qual dieta você não precisa seguir um cardápio específico, com riscos de comer o que é proibido? Nenhuma, certo?

Por isso, que a dieta dos pontos ajuda as pessoas a perder peso, permitindo que elas escolham o que vão comer. Como não existe restrição para nenhum alimento é mais fácil montar as refeições seguindo apenas os pontos de cada comida que será consumida.

Você até pode comer um monte de besteiras com pontos altos no almoço, mas terá que compensar e comer só salada no jantar. Com o tempo, o organismo se acostuma e quando menos perceber estará preferindo os alimentos mais saudáveis a aqueles que são mais calóricos.

dieta-dos-pontos-tabela

Outro ponto muito bom da autonomia da dieta é que em ocasiões especiais você não precisa se privar de um bolo em um aniversário, por exemplo, pois poderá compensar a pontuação com outros alimentos.

Com isso, as festas de final de ano estão salvas, desde que você respeite a quantidade de pontos.

=> Reeducação Alimentar: Em qualquer tabela da dieta dos pontos os alimentos mais saudáveis terão uma pontuação bem baixa.

No começo poderá haver uma certa dificuldade na divisão dos pontos, mas conforme o tempo for passando, se acostumará a fazer escolhas melhores para compor o prato. Assim, mesmo sem ter essa intenção, a dieta ajuda a fazer uma reeducação alimentar, o que faz com que a perda de peso seja mais efetiva do que com métodos apenas restritivos.

=> Aspecto Negativo Desta Dieta: O única ponto negativo está justamente relacionada à autonomia.

Como os pontos são atribuídos por determinadas propriedades de cada alimento e a pessoa pode escolher comer o que ela quiser, pode acontecer de alguém comer apenas besteiras mais calóricas e ainda ficar dentro da pontuação.

Isso, em médio e longo prazo, além de não fazer perder peso, ainda prejudicará a saúde dependendo dos alimentos escolhidos e repetidos sempre. Por exemplo, alguém que gosta de comer pão, mas sabe que é rico em carboidratos.

Poderá comer várias unidades de pão no dia e ainda assim ficar dentro da sua pontuação, definitivamente isso não é nada saudável devido o pão conter carboidratos ultra-processados que não traz nenhum nutriente ao seu corpo.

Por isso, sempre é recomendado que a dieta seja feita com a supervisão de um especialista.

Funciona Mesmo?

dieta-para-perder-peso-rapido

Especialistas afirmam que tentar se manter dentro de um determinado número de pontos fará a pessoa escolher uma alimentação mais saudável.

Com o passar do tempo, essa prática levará sim a perda de peso, mas é importante também fazer exercícios físicos diariamente ou, pelo menos, 3x por semana para potencializar os resultados e manter o corpo em movimento. E, é claro, para ter um estilo de vida saudável.

Lembre-se: Quem vai ativar a perda de peso é a escolha de alimentos que será feita diariamente.

Como Calcular Sua Pontuação

De posse de uma tabela contendo os pontos de cada alimento, monte seu cardápio contando os pontos de cada alimento escolhido. Tente fazer escolhas saudáveis para ter sempre refeições diferenciadas e que realmente ajudarão a emagrecer.

Para que essa dieta seja efetiva é importante consultar um nutricionista que indicará os melhores alimentos para cada caso. Pessoas que praticam exercícios, normalmente têm um bônus de pontos, devido a queima extra de gordura e calorias.

Para saber exatamente o que seria efetivo no seu caso, pode ser interessante baixar um aplicativo desse tipo de dieta e ir seguindo de acordo com o que ele explica.

Nesses aplicativos é possível colocar os alimentos que você escolheu e também saber através de informações básicas (gênero, peso, altura, e quantos quilos deseja perder, etc…), qual será a quantidade de pontos indicada para seu caso.

Como a pontuação precisa distribuída ao longo do dia (6 refeições), pode ser interessante usar o total de pontos e equilibrar entre cada refeição, deixando uma quantidade maior de pontos para serem consumidos no almoço e no jantar.

Uma forma de deixar a dieta mais efetiva, quando estiver na dúvida, é escolher os alimentos com menor número de pontos, assim você terá certeza que está se alimentando com coisas mais saudáveis.

Bom, essa é a famosa dieta dos pontos que é amada por uns e odiada por outros devido o autocontrole que você precisa para segui-la.

Com o avanço da medicina preventiva de hoje em dia, já temos programas de emagrecimento bem mais efetivos que poderão lhe ajudar a emagrecer de forma mais rápida e saudável.

Nós criamos o ebook “Emagrecer Para Sempre” justamente para isso, ou seja, para lhe ajudar a entender como seu corpo funciona e a melhor forma de perder peso com saúde e, claro, para sempre.

Acesse o botão abaixo e veja como podemos lhe ajudar com nosso programa de emagrecimento exclusivo “Emagrecer Para Sempre”.

livro-emagrecer-para-sempre

Sumário
Data de Revisão
Item Revisado:
Dieta dos Pontos
Classificação
41star1star1star1stargray

Sobre o autor | Website

Sabrina Alves é co-fundadora do projeto Emagrecer Para Sempre. Criou este projeto para compartilhar suas experiências pessoais de como ter um corpo magro e mais saúde.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!