Dieta do Ovo Cozido 7 Dias – Funciona Mesmo →【Como Fazer!】

dieta do ovo cozido

A dieta do ovo cozido 7 dias é mais uma das muitas maneiras de perder peso rapidamente e sem comprometer a saúde. Quem deseja emagrecer está sempre procurando formas de fazer isso de maneira saudável, pois os efeitos colaterais de uma dieta restritiva podem ser bem severos.

É por isso que todos os dias surgem novos estudos, novos métodos, novas formas possíveis de perder peso e manter a saúde em dia.

Partindo do princípio que o excesso de peso advém de uma alimentação desequilibrada e, em sua maior parte baseada em produtos industrializados de baixa qualidade, as novas formas de emagrecimento estão focando em alimentos naturais.

Dessa forma, a tendência mais comum é voltar no tempo e tentar resgatar hábitos de nossos ancestrais que não tinham um quinto dos problemas de saúde que temos hoje.

Mas, o que aconteceu ao longo dos anos que nos deixou tão vulneráveis a doenças cardiovasculares, cânceres, hipertensão, diabetes e outras mazelas?

Segundo a pesquisa de estudiosos com o surgimento da indústria de alimentos é o grande responsável pelas nossas doenças, onde alguns vilões aparecem em destaque como o açúcar e as gorduras trans.

A principal causa de efeitos colaterais adversos das dietas restritivas é que com a eliminação de determinados grupos de alimentos, nosso organismo deixa de receber vitaminas, minerais, aminoácidos e outros elementos cruciais para o funcionamento correto do nosso corpo.

Assim, quando as dietas cortam um grupo inteiro de alimentos acabam sendo feitas por um período curto de tempo, para que não haja um comprometimento maior das funções vitais do organismo.

É por isso que algumas dietas estão incorporando alimentos ricos em diversos grupos de elementos essenciais, para evitar que nosso corpo fique deficiente desses produtos.

Dieta do Ovo Cozido 7 Dias – O Que é?

dieta do ovo cardapio

A dieta do ovo cozido 7 dias consiste do consumo diário de ovos dentro de um cardápio específico e que deve ser feita pelo período de apenas 7 dias.

Durante muitos anos, o ovo foi considerado um vilão pela quantidade de colesterol que contém em sua gema, porém estudos já comprovaram que esse teor não aumenta o colesterol ruim do nosso organismo, liberando seu consumo. A escolha do ovo para a perda de peso vem da quantidade de vitaminas e minerais que o ovo possui, potencializando várias funções do organismo.

Ovos são fonte de proteínas de alta qualidade onde mais da metade está contida na clara, onde é possível encontrar também a vitamina B2 e menor quantidade de gordura que na gema. Além disso, a clara de ovo é rica em selênio, vitaminas B6, B12 e D, e também em minerais como ferro, cobre e zinco.

As gemas possuem maior quantidade de gorduras e calorias, sendo fonte de colesterol, gorduras solúveis, vitaminas A, D, E e K e também lecitina que proporciona a emulsificação de alimentos como a maionese.

Atualmente, com o controle da comida dada às galinhas, é possível encontrar ovos com ômega-3 e ácidos graxos.

O ovo é um dos alimentos que possui todos os 8 aminoácidos considerados essenciais para o organismo e que não sintetizamos naturalmente, precisando conseguir nos alimentos que consumimos.

Dieta do Ovo Cozido 7 Dias – Como Funciona?

dieta do ovo emagrece

Além de prevenirem doenças como catarata e algumas doenças degenerativas do cérebro, o ovo ainda pode ser um potencializador da perda de peso. Não é à toa que a maioria das civilizações costuma comer ovos na primeira refeição do dia, como uma maneira de ter mais energia para enfrentar as tarefas do dia a dia.

A proteína existente nos ovos alimenta o organismo com energia sustentável, pois não aumentam a glicose no sangue, sem causar os efeitos da hipoglicemia.

Alguns estudos mostraram que as proteínas existentes nos ovos são mais específicas em provocar saciedade do que outros tipos de proteínas que estão nos demais alimentos. Assim, o efeito de comer ovos na primeira refeição poderá limitar a ingestão de maiores quantidades de calorias durante o dia, ajudando numa perda de peso mais saudável.

Além disso, o consumo desse alimento pode ajudar na construção de músculos. É por isso que os atletas de hipertrofia consomem ovos em abundância. A vitamina B12 existente no ovo melhora os níveis de estresse, melhorando o humor e ainda ajudando na manutenção de casos de depressão e ansiedade.

A presença de triptofano e tirosina, dois aminoácidos com propriedades antioxidantes, faz do consumo de ovos uma maneira de reduzir a chance de ter câncer de mama em até 24%Fontes de vitamina D, cálcio e fósforo, os ovos também ajudam a deixar os dentes e ossos sempre fortes, além da vitamina D promover a absorção de cálcio pelo nosso organismo.

Com todas essas propriedades, uma dieta baseada no consumo de ovos realmente traz muitos benefícios á saúde.

Dieta do Ovo Cozido 7 Dias – Como Fazer?

dieta do ovo cozido 7 dias

Para fazer a dieta do jeito certo é preciso introduzir o consumo de ovos cozidos diariamente no cardápio das refeições. Os horários mais benéficos para o consumo de ovos são no café da manhã e no final da tarde.

A função específica do ovo na dieta diária é o fato dos aminoácidos essenciais existentes no alimento aumentarem a sensação de saciedade, deixando o processo de digestão mais lento, diminuindo a fome.

Existem várias versões da dieta do ovo cozido, onde o alimento é consumido junto com outros tipos de alimentos e em quantidades diferentes em cada uma. Com isso, temos a versão onde durante 7 dias no café da manhã é preciso consumir 2 ovos cozidos e uma fruta cítrica, e em outras a quantidade cai para 1 ovo cozido com elementos de acompanhamento diversos como torradas, frutas e iogurte natural.

As diferentes versões da dieta têm em consideração a introdução do ovo cozido no cardápio diário, onde ele também pode aparecer no almoço e jantar. Somando as unidades indicadas nos diferentes cardápios o consumo do ovo cozido pode chegar até 6 unidades durante o dia.

A indicação do ovo na primeira refeição é para diminuição da necessidade do consumo de calorias durante o dia e, no final do dia, permite que se tenha menos fome na hora de jantar.

Dieta do Ovo Cozido 7 Dias – Cardápio?

dieta do ovo para emagrecer

Veja algumas opções de cardápios dentro da dieta do ovo cozido:

Café da Manhã

  • 1ª opção: 1 ovo cozido + 2 torradas integrais + ½ manga
  • 2ª opção: 1 ovo cozido + 1 mexerica
  • 3ª opção: 1 ovo cozido + 2 torradas integrais + ½ mamão
  • 4ª opção: 1 ovo cozido + 2 colheres de granola light + 1 banana
  • 5ª opção: 1 ovo cozido + 1 xícara de leite desnatado + 1 fatia de pão integral
  • 6ª opção: 1 ovo cozido + 1 pote de iogurte desnatado + 1 mexerica
  • 7ª opção: 1 xícara de café preto sem açúcar + 1 ovo cozido + 2 bolachas cream-crakers

Lanche da Manhã

  • 1ª opção: 1 pera + 1 copo de água
  • 2ª opção: 1 banana + 1 copo de água
  • 3ª opção: 1 pote de iogurte desnatado
  • 4ª opção: 4 castanhas + 1 copo de água
  • 5ª opção: 1 maçã + 1 copo de água
  • 6ª opção: 1 goiaba + 1 copo de água
  • 7ª opção: 4 morangos + 1 copo de água

Almoço

  • 1ª opção: 1 filé de peixe (magro) grelhado + 1 batata pequena cozida + 4 tomates cerejas
  • 2ª opção: 1 prato de salada verde + filé de peixe grelhado
  • 3ª opção: 1 fatia de queijo branco + 4 tomates cerejas + salada de alface + 2 fatias de peito de peru
  • 4ª opção: bife grelhado + salada de frutas
  • 5ª opção: 2 colheres de arroz integral + 2 colheres de couve refogada + 2 ovos cozidos
  • 6ª opção: 1 filé de frango grelhado + ½ xícara de repolho cozido + salada verde
  • 7ª opção: 1 prato de salada de tomate + filé de frango grelhado

dieta do ovo funciona

Lanche da Tarde

  • 1 ovo cozido (durante o período de 7 dias seguidos) 

Jantar

  • 1ª opção: 2 claras mexidas + 1 salada colorida
  • 2ª opção: frango grelhado à vontade + salada verde
  • 3ª opção: 3 colheres de cenoura cozida + 1 ovo cozido
  • 4ª opção: 1 ovo cozido + 1 pera + 1 xícara de chá de capim-santo
  • 5ª opção: 2 ovos cozidos com cenoura + 1 xícara de chá de erva-cidreira
  • 6ª opção: salada de frutas + 1 iogurte desnatado
  • 7ª opção: 1 salada colorida (alface, rúcula e cenoura) + 1 ovo cozido + 1 xícara de chá de camomila

Perceba que dentro das opções oferecidas, é possível fazer intercâmbios e criar novas opções sem fugir dos critérios básicos que envolvem a dieta do ovo cozido 7 dias.

Por ser uma dieta restritiva no que diz respeito ao consumo de carboidratos e calorias, é importante não fazer essa dieta por mais de 7 dias seguidos, para não comprometer a saúde.

Sumário
Data de Revisão
Item Revisado:
Dieta do Ovo Cozido
Classificação
51star1star1star1star1star

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

14 Comentários

  1. Eunice disse:

    Oi, Sabrina ! Eu posso tomar todos tipos de chás nesse período ?

  2. Gilmara de Almeida disse:

    Irei fazer é volto para postar meus resultados

  3. Maria disse:

    Pode tomar café? Quantas xícaras por dia?

  4. Lenita disse:

    Olá boa tarde nessa dieta aí posso bebê água normalmente né

    • Emagrecer Para Sempre disse:

      Oi Lenita,

      Pode sim. Na verdade, você nunca deve deixar de tomar água em nenhuma dieta. A água é super importante para manter seu corpo hidratado. 😉

      Bjs!

  5. Leonardo G. Medeiros disse:

    O ovo já foi muito mal falado, mas eu acho que, como tudo na alimentação, ele só faz mal se consumido de forma errada!
    Já é mais do que provado que, além de ser minha salvação quando estou sem dinheiro para comprar algo diferente nas refeições, ele também é muito saudável!

  6. Roberta disse:

    Irei fazer esta dieta amanha e posto o resultado
    estou fazendo a dieta da proteína a alguns dias e já perdi 8kg em 30 dias só que faço a dieta de segunda a sexta e no FDS eu acabo abusando um pouco da cerveja.