Dieta Detox – Como Fazer e Benefícios a Saúde →【Review Completo!】

O pessoal que está por dentro do fomentado mundo das dietas já deve ter ouvido falar uma vez ou outra a respeito da famosa Dieta Detox.

Na verdade, podemos dizer que essa é uma das principais dietas que estão sendo utilizadas atualmente, inclusive podendo afirmar, com base nos papos de academia que ouço onde eu frequento, ela foi a responsável por colocar muita gente em forma, garantindo aquele corpo de dar inveja e alguns muitos quilinhos a menos, na conta final da balança e dos desfiles pelas praias do Brasil.

Dieta Detox Para a Saúde

Mas o que muita gente esquece e que é muito importante lembrar, é que na maioria das vezes, é preciso fazer mais do que só se preocupar com a perda de peso, é preciso garantir que os quilinhos perdidos não voltem.

O Que é Dieta Detox

E é justamente nesse detalhe em que consiste a parte mais famosa e que gera mais efeitos na dieta detox: o fato de que com ela, você consegue secar e manter um peso abaixo do que você estava antes, mesmo que isso signifique um peso extra daquilo que você chegou a bater no final da dieta.

E ainda tem outro ponto importante: a dieta detox serve não apenas para emagrecer, mas sim para limpar o organismo. Depois daquele monte das ceias do final de ano, por exemplo, pode ser muito interessante fazer uma dieta dessas, principalmente porque assim você consegue diminuir os efeitos da comilança e ainda facilita a eliminação do excesso de alimentos consumidos e, acima de tudo, os seus efeitos que tendem a durar muito mais tempo do que se imagina, podendo chegar até a uns oito meses.

E mais uma vez, a dieta detox vem para livrar do mal e nos ajudar a superar todo o exagero que podemos cometer.

Mas e como funciona a dieta detox? Qual sua origem? E principalmente, existe algum fundamento seguro ou restrições de uso? É justamente para responder tudo isso que preparamos esse review especial da dieta detox.

A Origem da Dieta Detox

Existem muitas “versões” sobre a origem da dieta detox. Entre elas, a mais famosa é a versão que fala a respeito de um grupo de nutricionistas que desenvolveram um método para ajudar a eliminar quilos a mais através de métodos que previam não comer menos, mas sim eliminar as impurezas do organismo.

Na verdade, o objetivo principal desse plano não era a busca por um corpo enxuto, mas sim resolver os problemas de pessoas que se alimentam mal, estimulando hábitos de vida mais saudáveis para serem praticados e mantidos.

O problema é que antes desses hábitos serem postos em prática, existia um longo caminho para limpar o organismo com uma alimentação saudável até conseguir realmente ver os efeitos da dieta. Tempo que algumas pessoas, às vezes, não têm.

Por isso, a solução foi criar um tipo de “dieta de ataque” no organismo, algo que fosse um pouco mais puxado, mas que garantisse efeitos proporcionalmente mais eficientes. Essa técnica é muito usada por médicos, quando indicam medicamentos em uma primeira dose extremamente mais alta do que as recomendações normais.

Acontece que em uma dieta, não dá pra só deixar de comer por dois dias e esperar o milagre acontecer. Primeiro porque a grande maioria das pessoas não aguentaria um período tão longo sem alimentos, segundo porque nutricionista nenhum recomendaria esse tipo de hábito, terceiro e último, porque a inanição pode causar sérios problemas no organismo e, mesmo inanição por curtos períodos, como dois dias, pode causar grandes efeitos negativos no balanço do corpo.

O Que é Dieta Detox

Assim, a solução era suprir às necessidades calóricas do organismo através do uso de líquidos, shakes e outras bebidas cheias de nutrientes e parcas de calorias. Nascia assim a principal característica da dieta detox. Na verdade, qualquer tipo de dieta detox começa do mesmo cheio: com um prazo de dois dias, ingerindo apenas líquido.

Dieta Detox – Benefícios

• Ajuda a Desintoxicar o Organismo

A dieta detox é boa principalmente porque faz uma verdadeira varredura em tudo que há de ruim no corpo. Isso é bom, principalmente, após os períodos de exagero, quando bebemos demais, comemos demais e ainda não fazemos nenhum tipo de exercício.

Como tal, ela tem um só objetivo: restringir as substâncias tóxicas e suprir as necessidades do corpo basicamente com frutas e vegetais.

• Melhora Nossa Fisiologia

Sabe a história de que chocolate dá espinha? Pois bem, agora imagine que frituras deixam a pele oleosa, sódio retém líquido, embutidos e congelados são cheios de conservantes.

Só ao eliminar esses elementos da nossa dieta, já estamos trabalhando a fisiologia e tudo que a envolve, ou seja, entre os efeitos da dieta detox, acaba tendo a limpeza de pele, o aumento da disposição, o acréscimo de energia, maior apetite sexual, maior concentração e menor retenção de líquido.

Como Fazer Dieta Detox?

E tudo isso, é claro, sem passar fome, pois um dos fundamentos da dieta detox é justamente não deixar ninguém sem se alimentar.

• Trabalha de Dentro Para Fora

O primeiro efeito visível da dieta detox é a redução do inchaço. Mas acontece que esse não é, na verdade, o primeiro efeito dela.

Principalmente se você sofre com distúrbios de sono ou com muitas dores na TPM, é possível perceber que esses problemas vão se reduzir de maneira drástica.

Outros efeitos percebidos rapidamente são a melhor do humor, melhor condicionamento físico e – um dos efeitos mais desejados pelas mulheres – a redução das celulites, que não ficam escondidas, são realmente eliminadas, dependendo da gravidade, é claro.

• Estimula Hábitos de Alimentação Saudáveis

No fim do período da dieta detox, não é que você vá deixar de querer comer aquelas coisas gostosas, como pizza, hambúrguer e chocolate, mas, na verdade, você passará a ter mais contato e apreço pelos alimentos naturais.

Com isso, em vez de comprar um congelado, será mais fácil comer uma salada. Em vez de na lanchonete pedir refrigerante, será mais fácil pedir suco ou água e, em vez de ser chato comer direito, será apenas mais uma atividade comum.

Mas é claro que nem tudo são flores. As dietas detox ainda têm seu lado obscuro, como veremos agora.

Dieta Detox – Alimentos Permitidos

como fazer dieta detox

Uma dieta detox bem sucedida depende principalmente daquilo que ingerimos e de o quão à risca seguimos o cardápio indicado – e que deve ser preferencialmente elaborado por um nutricionista profissional.

Ainda assim, existem vários alimentos que são comuns em qualquer modelo de dieta detox, da mesma forma que existem alimentos totalmente vedados de praticamente qualquer dieta.

Justamente por isso, vale a pena conhecer um pouco de o que são estes alimentos e porque eles devem ser mantidos dentro ou fora do cardápio, quando o assunto é dieta detox e, principalmente, o quesito emagrecimento com desintoxicação por completo.

Para toda essa conversa não ficar confusa, vamos separar os alimentos entre aqueles que você deverá comer, obrigatoriamente, e aqueles que têm a sua ingestão recomendada, embora não sejam obrigatórios.

Excepcionalmente, poderá haver alguns alimentos que, mesmo estando em um grande grupo com verduras ou legumes será citado à parte, dados os seus benefícios.

Veja o que não pode faltar em uma dieta detox:

• Água

O precioso líquido da vida é também o principal combustível que o corpo precisa e, de maneira geral, o único líquido que precisamos ingerir para conseguir suprir as necessidades do organismo.

A água é tão importante que ela por si só pode acelerar o metabolismo quando tomada gelada, curar dores quando tomada morna e eliminar toxinas quando tomada em qualquer temperatura. Neste sentido, imagine tudo o que a água é capaz de oferecer, quando misturada a outros alimentos de qualidade e que são capazes de atender às mais variadas necessidades do corpo.

Então, não se esqueça de tomar muita água, independente de fazer uma dieta detox ou não.

• Frutas, Verduras e Legumes

Ok, eu sei que é muita coisa pra um tópico só, mas também dá pra entender que, é claro, em qualquer dieta detox, onde o objetivo principal é limpar o organismo das porcarias industrializadas, a fonte de nutrientes viria da própria natureza, não é?

Alimentos Permitidos na Dieta Detox

Ainda assim, o recomendável são as frutas, verduras e legumes orgânicos, pois eles serão capazes de atender melhor às necessidades do corpo e possuem menos agrotóxicos em sua produção. Quer saber os principais alimentos que marcarão presença na sua dieta e que se encaixam nessa categoria?

Vamos a eles em um próximo tópico.

Couve, Brócolis e Outras Verduras e Legumes Com Clorofila

Principalmente nos primeiros dias, o suco de couve será o principal combustível para bombear para fora do seu corpo as toxinas.

A clorofila ajudará muito você a ficar limpinha por dentro, e alimentos como o brócolis, também são um poço abundante de nutrientes que o corpo precisará para se manter firme, forte e livre da tentação daquele filé suculento.

• Frutas Cítricas

Em um período em que estamos reaprendendo a comer, é sempre bom ter um estoque extra de Vitamina C no organismo. Como tal, é indispensável comer muita fruta cítrica.

Pode ser cru, pode ser no suco e pode ser no chá. Através das frutas cítricas você terá um bom estoque de vitaminas que podem ser bem úteis na hora de eliminar qualquer gripe ou alergia leve que apareça.

• Chá

Seja verde, preto, branco ou o tradicional de saquinho, os chás são uma excelente fonte de energia e uma grande forma de enganar o estômago para não passar fome. Tenha sempre um estoque com você e aproveite para tomar chá sem moderação no seu período de dieta.

Alimentos Adicionais

• Grãos Integrais

Os grãos integrais são uma excelente fonte de saciedade para o organismo. Como tal, é uma carta poderosa que podemos usar para ajudar a dar uma “variada” no cardápio no caso de uma alimentação que parece não sair dos sucos e dos líquidos.

Ainda assim, eles não são obrigatórios, consistem apenas numa ferramenta que está disponível para alcançar o objetivo final que é a desintoxicação. Aproveitar eles ou não, em sua dieta detox, é com você.

Alimentos Permitidos na Dieta Detox

• Ovo Caipira

Esse aqui só é permitido cozido e sem sal. É claro que ele pode parecer meio ensosso no começo, mas vale muito a pena ingerir ovo cozido, principalmente por causa das propriedades que ele tem na gema.

A albumina garantirá muito mais energia para você, além de garantir um estoque extra de proteínas que vão ajudar a evitar o catabolismo. Se você é uma daquelas pessoas que não consegue ficar longe da academia, o ovo deixa de ser item opcional e se tornará algo obrigatório.

• Exercícios

Na verdade, o recomendado mesmo é que você não faça exercícios físicos durante uma dieta detox. Isso porque o seu corpo pode estar um pouco fraco e isso afetará o seu desempenho e a sua capacidade final, pelo menos nos primeiros dias.

Agora, se você já está acostumada com a rotina de exercícios, com certeza, eles serão uma excelente ferramenta para você conseguir perder peso mais rápido. Só tome cuidado para se hidratar bem após a rotina de exercícios, pois seu corpo estará mais fraco devido o detox que estará fazendo.

Dieta Detox – Alimentos Proibidos

É claro que tudo que vai, volta. Assim, existem alimentos que devem ser totalmente evitados a todo o custo. Estamos falando aqui dos produtos industrializados, dos embutidos e dos alimentos que contém glúten.

Mas, além desses, existem algumas coisas que vão além do óbvio e que devem ficar fora do seu cardápio a qualquer custo, entre eles, podemos destacar:

• Carnes Vermelhas

Elas oferecem grandes riscos à saúde, independente de você estar ou não de dieta. Sua quantidade de gordura é essencialmente alta, e o que esse alimento traz para o organismo é o colesterol ruim, o que não vale de nada se o seu objetivo é limpar o organismo.

• Laticínios

Eu sei, eu sei, há exceções como o iogurte natural e o leite desnatado. Mas mesmo esses dois devem ser usados com moderação, assim como o queijo branco.

A principal justificativa para isso é a quantidade de óleo e gordura presente nesses alimentos, o que acaba prejudicando de certa forma o desempenho da dieta. Seria como se você estivesse sabotando seus planos de emagrecer.

É bom lembrar que, principalmente nos primeiros dias da dieta, efeitos colaterais aparecerão: pele oleosa, acne, espinha, indisposição e cabelos sebosos. Mas não se preocupe. Isso é principalmente o efeito das toxinas que estão saindo do seu corpo por todos os lados. Se mantenha forte no objetivo e continue seguindo a dieta à risca. Essa será a sua principal ferramenta para consegui superar qualquer dificuldade e alcançar qualquer objetivo.

Outro ponto importante é que o processo para desinchar dos dois primeiros dias, pode acabar com a vontade de beber água. Ainda assim, mantenha-se firme e continue tomando os sucos da dieta detox. Eles garantirão o sucesso do seu esforço.

Dieta Detox – Como Fazer?

Imagine que cada comida deixa uma marca no organismo. Comer cenoura, por exemplo, deixa a pele mais bronzeada, com um efeito quase laranjado. Comer pimenta acelera o metabolismo, comer frutas vermelhas estimula a cicatrização, e assim por diante.

Mas não são apenas as frutas, legumes e verduras que deixam impressões no organismo. A cervejinha do happy hour, aquela massa a mais do buffet, a pizza com os amigos, o hambúrguer do final de semana e a pipoca do cinema, tudo deixa uma marca no organismo.

E, no caso desses alimentos citados, são como se fossem marcas de graxa, pois deixam apenas a gordura, o colesterol e uma sensação boa, mas totalmente efêmera.

Sucos Detox Para Emagrecer

Pois bem, podemos então dizer que a dieta detox vem para apagar essas ‘marcas de graxa’ deixadas pelo mau uso dos alimentos e, inclusive, os seus efeitos no organismo.

Acontece que, nesse processo, os efeitos positivos dos alimentos saudáveis também vão embora, sendo necessário, após ter reiniciado a máquina conhecida como ‘organismo’, voltar a enchê-la com novos suprimentos. E aqui, o ideal é que eles sejam suprimentos bons, para que a máquina continue funcionando bem e fique limpa por muito mais tempo, evitando possíveis entupimentos, acúmulo de sujeira e o mau funcionamento.

Analogias a parte, é exatamente isso que a dieta detox faz: limpa o corpo e o deixa receptivo a outros alimentos que estão por vir. Acontece que isso ocorre principalmente nos primeiros dias, em especial, os dois primeiros.

Como tal, é preciso colocar novos alimentos capazes de produzir os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável e o emagrecimento, que evitem o catabolismo, o que significa proteínas e carboidratos na medida certa.

Essa medida certa, só vamos conseguir recuperar com paciência, o que envolve o tempo que leva para finalizar a dieta detox por completo, com todos os seus benefícios concretizados. E por falar em benefícios, vamos falar um pouco deles.

Cuidados Com a Dieta Detox

O que fica bem claro quando acompanhamos a dieta detox é que ela tem o objetivo de desintoxicar o organismo, não de fazer perder gordura. Justamente por isso, ela não é um tipo de dieta que qualquer um pode fazer de qualquer jeito. O ideal é consultar um nutricionista para que ele indique o período em que você fará a dieta detox em questão.

Por Quantos Dias Ficar Na Dieta Detox?

Esse é, inclusive, um ponto muito importante de se lembrar: o período de permanência em uma dieta detox. Na verdade, o prazo mínimo é de dois dias.

Existem muitas pessoas que alcançam seus objetivos apenas no período de ataque da dieta detox, quando absorvemos muito líquido e eliminamos a gordura através do uso do estoque que temos guardado no organismo e através da urina e do suor, que bota para fora todas as toxinas. Mas desse período em diante, a dieta pode chegar a até 15 dias, o período máximo recomendado por qualquer profissional para manter uma dieta detox.

No total, existem cinco períodos que são os mais utilizados para a dieta:

• Dieta Detox 2 Dias

=> Serve apenas para eliminar inchaço e retenção de líquido.

• Dieta Detox 5 Dias

=> Serve para eliminar inchaço, retenção de líquido, limpar a pele e aumentar a disposição.

• Dieta Detox 7 Dias

=> Serve para  eliminar inchaço, retenção de líquido, limpar a pele aumentar a disposição e perder cerca de 1Kg de gordura.

• Dieta Detox 7 Dias

=> Serve para ter todos os efeitos acima com foco na perda de 3Kg ao invés de 1Kg

• Dieta Detox 15 Dias

=> Serve para ter todos os efeitos acima e perder até 6Kg de gordura

Mas vale lembrar que mesmo na dieta detox de dois dias, você já perde peso. Isso porque você está eliminando toxinas e substâncias nocivas do organismo. E isso, mesmo que não seja gordura, contribui para um corpo mais saudável, mesmo que ele não altere o nível de gordura.

Dessa forma, olhando tudo que é possível perder, é possível eliminar até 10Kg de maneira saudável, nesse prazo total de 15 dias de dieta detox.

Depois disso, o recomendado é esperar pelo menos 15 dias, sendo indicado o prazo de um mês, para voltar a repetir a dieta, sendo sempre indicado que a próxima vez seja de 7 dias ou menos, para não forçar o organismo a ter reações muito agressivas.

Bom, é isso.

Espero que tenha gostado e aguardo seus comentários. 😉

Convidamos a conhecer também o programa de emagrecimento Plano Detox que já ajudou mais de 100.000 mulheres a emagrecerem em todo o Brasil. Clique para ler nosso review abaixo.

banner-600x300-rosi

Sumário
Data de Revisão
Item Revisado:
Dieta Detox
Classificação
51star1star1star1star1star

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Sabrina disse:

    Excelente o blog e as dicas! Sou médica e me interesso muito pelos assuntos que abordam aqui.