Colageno – Benefícios e Para Que Serve →【Guia Completo!】

Atualmente o colágeno tem se tornado o queridinho das mulheres que procuram sempre uma forma de suplementar o produto no organismo. Na busca pela beleza física, muitos são os estudos que tentam comprovar quais são os produtos que mais beneficiam o organismo para potencializar suas funções.

Muitos elementos que são produzidos normalmente pelo nosso corpo, acabam tendo uma vida curta devido ao desgaste pelo estresse do dia a dia e pelo avanço da idade.

Assim, quando ficamos mais velhos e a pele vai caindo ou fica com aparência rugosa, não é porque a idade está avançada, e sim porque conforme o tempo passa nossa produção de colágeno diminui, ocasionando esses sintomas/efeitos.

Como a pele é o maior órgão do nosso corpo e aparece em toda nossa estrutura, esconder os efeitos da idade é quase impossível, pois um creme que serve para o rosto não esconderia os sinais de idade das mãos.

Por isso que, cada vez mais os estudiosos e cientistas buscam na natureza a solução para reverter ou, até mesmo, atenuar os efeitos da passagem do tempo que ficam indeléveis no nosso corpo. É muito importante você começar a se cuidar o quanto antes de dentro para fora (suplementos, cápsulas, etc…) e não apenas de fora para dentro (cremes, loções, etc…)

O Que é Colágeno

colageno-beneficios

Como falamos acima, a pele é o maior órgão do nosso corpo e reveste toda nossa estrutura muscular e esquelética, dando aparência e proporcionando proteção para esses elementos. Para que a pele fique com a aparência lisa que conhecemos, é preciso que ela tenha uma boa estrutura interna e o elemento que faz essa sustentação é o aminoácido conhecido como colágeno.

Cientificamente falando, o colágeno é sintetizado dentro das nossas células em pequenas porções e depois é exportado para fora das células, onde se define em sua estrutura molecular através da atuação de enzimas específicas.

Sua composição é basicamente glicina, prolina e lisina que são tipos de proteínas. E, para essas proteínas agirem corretamente no organismo e formarem a estrutura do colágeno, é preciso que haja um processo enzimático que é completamente dependente da ação da vitamina C.

Assim, a falta dessa vitamina no organismo influi diretamente na capacidade que o organismo tem de sintetizar mais ou menos colágeno.

O escorbuto, que é uma doença originada pela falta de vitamina C e relacionada com problemas na síntese do colágeno, causa hemorragia, pois o colágeno é que sustenta os vasos sanguíneos e também a pele.

Também conhecido como gelatina, é a classe que mais tem proteínas dentro do nosso organismo, representando mais de 30% da quantidade total, o colágeno bovino é o mais comum em fornecimento para a indústria. A falta de colágeno no organismo é chamada de colagenose e provoca má formação dos ossos, rigidez nos músculos, problemas no desenvolvimento, além de inflamações nas juntas e doenças da pele.

O colágeno está presente no organismo de todos os mamíferos e seus usos são vistos em inúmeras áreas da indústria. Na indústria de alimentos podemos encontrar colágeno em embutidos (presunto, rosbife, salsicha), nos iogurtes e em sobremesas de preparo rápido (gelatinas, pudim, Maria mole).

Na indústria de cosméticos é utilizado para fabricação de cápsulas moles e duras que são obtidas através de um processo de hidrólise parcial do colágeno.

O Que é Colágeno Hidrolisado

colageno-para-que-serve

É o colágeno que passou pelo processo de hidrólise ou quebra pela água, quando a cadeia proteica se quebra em um ponto e agrega uma molécula de água em sua estrutura.

Na indústria, o processo de hidrólise mais comum e utilizado é usando enzimas próprias que possam garantir um tamanho mínimo desses fragmentos de proteína. Justamente o tamanho desses fragmentos é que fazem com que sejam melhor absorvidos pelo organismo, em até 90%, através do nosso intestino onde pode chegar mais rapidamente na corrente sanguínea. 

A síntese de colágeno pelo organismo depende de alguns fatores que incluem a presença de vitaminas e minerais que são específicos de cada tipo de colágeno, além da necessidade do corpo em sintetizar cada tipo específico.

Devido sua formação ser basicamente de apenas 3 aminoácidos específicos, o colágeno não é uma fonte indicada de proteínas, pois não disponibiliza todos os aminoácidos que nosso corpo precisa e que são encontrados apenas na boa alimentação.

Atualmente o mercado está cheio de marcas que produzem o colágeno hidrolisado em várias formas como pó, líquido e também em cápsulas, servindo como um suplemento para os organismos que já estão deficientes da produção desse elemento vital.

Tipos de Colágeno

Não possuímos apenas um tipo de colágeno em nosso organismo. Cada tipo é composto de elementos específicos e servem também áreas específicas do nosso corpo.

De forma geral, temos os seguintes tipos de Colágeno em nosso organismo:

Colágeno Tipo I

É o mais comum; aparece nos tendões, na cartilagem fibrosa, no tecido conjuntivo frouxo comum, no tecido conjuntivo denso (onde é predominante sobre os outros tipos), sempre formando fibras e feixes, ou seja, está presente nos ossos, tendões e pele. As espessas fibras de colágenas organizadas paralelamente são responsáveis pela grande resistência dos tendões.

Colágeno Tipo II

É produzido por condrócitos, aparece na cartilagem hialina e na cartilagem elástica. Não produz feixes. Presente nos discos intervertebrais, olhos e cartilagem. A suplementação de Colágeno tipo II é indicado para tratamento de artrose, por ajudar a recompor a cartilagem das articulações.

Colágeno Tipo III

Presentes em músculo liso, endoneuro e nas trabéculas dos órgãos hematopoieticos (baço, nódulos linfáticos, medula óssea vermelha); artérias, fígado, útero e camadas musculares do intestino. Abundante no tecido conjuntivo frouxo, é encontrado na artéria aorta do coração, nos pulmões, nos músculos dos intestinos, fígado, no útero. Constitui as fibras reticulares.

Colágeno Tipo IV

Aparece na lâmina basal, um dos componentes da membrana basal dos epitélios. Presente nas lentes da cápsula ocular, glomérulos.

Colágeno Tipo V

Ela está presente na maioria dos tecidos localizados no interior, especialmente na cobertura de vários elementos funcionais do corpo, tais como órgãos. Sua missão é dar a essas partes do corpo o poder de esticar e resistir a todos os tipos de fatores.

Colágeno Tipo VI

Está presente no sangue, camada íntima da placenta.

Colágeno Tipo VII

Está presente nas membranas corioaminióticas e na placenta.

Colágeno Tipo VIII

É endotélio.

Colágeno Tipo IX

Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente proteico de órgãos

Colágeno Tipo X, XI e XII

Está presente na cartilagem.

Benefícios do Colágeno

colageno-emagrece

Como um dos principais componentes do nosso organismo, é claro que o colágeno possui inúmeros benefícios, e aos poucos a ciência vai descobrindo cada vez mais utilidades para ele.

Veja alguns benefícios mais importantes do colágeno para nossa saúde:

Hidratação e Elasticidade da Pele: É claro que esse é o primeiro de vários outros benefícios do colágeno. No caso deste, será de aumentar a elasticidade da pele e permitir que ela não forme rugas, nem as marcas de expressão. Além disso, a quantidade exata necessária de colágeno deixará a pele hidratada naturalmente de dentro para fora.

Fortalece Cabelo, Unhas, Ossos e Articulações: Como você viu no texto acima o colágeno existe em vários tipos e para várias funções diferentes, porém sua função principal é sustentar nossa pele, musculatura e tendões. Assim, quanto mais nossa produção de colágeno estiver em dia, mas fortes ficarão nossos ossos, unhas, cabelo e articulações.

Provoca Saciedade, Ajudando na Perda de Peso: Talvez essa seja a função do colágeno no emagrecimento, pois como é uma gelatina, ele dá a sensação de saciedade no organismo. Isso faz com que sintamos menos apetite e consequentemente nos fará comer menor quantidade de comida, levando ao emagrecimento.

Evita a Formação de Úlceras de Pressão: Por sua ação sustentadora o colágeno impede que as úlceras de pressão se formem no nosso corpo. Essas são aquelas lesões que geralmente surgem em nossa pele quando ficamos muito tempo paradas em uma mesma posição.

Evita a Formação de Rugas e Minimiza As Existentes: O processo de formação de rugas se dá pela falta de sustentação interna da pele. Dessa forma quando os níveis de colágeno estão em ordem esses sinais de expressão demoram a aparecer e quando aparecem, basta suplementar que logo eles ficam menos evidentes. Se existe colágeno para sustentar dificilmente a pele apresentará marcas de expressão ainda na juventude.

colageno-natural

Facilita a Cicatrização de Ferimentos e Cirurgias: A presença do colágeno deixa a pele e cartilagens mais firmes e fortalecidos, além de promover a hidratação natural. Com isso cicatrizes de ferimentos e também de cirurgias se curam mais rapidamente e deixam marcas externas mais leves do que se não houvesse o colágeno necessário no corpo.

Melhora a Saúde dos Hormônios e Dentição: Uma produção normal de colágeno equilibra as funções hormonais e também ajuda a manter os dentes mais fortes e saudáveis.

Fortalece o Intestino: As paredes do intestino são revestidas de colágeno, o que o deixa protegido de inflamações. Geralmente problemas relacionados a mal funcionamento dessa região está diretamente ligado com a baixa produção de colágeno pelo organismo.

Desintoxica o Fígado: Uma das funções de proteção dos órgãos internos que os tipos diferentes de colágeno realizam. A desintoxicação do fígado livrando-o das toxinas mais nocivas que consumimos nos alimentos industrializados e também quando ingerimos grande teor de bebidas alcoólicas. Essa proteção é responsável por potencializar nosso metabolismo através do bom funcionamento do órgão.

Melhora a Resistência dos Músculos: O fortalecimento da musculatura também é uma função específica do colágeno que sustenta e dá resistência a formação desses elementos. Assim com a produção de colágeno correta no organismo, não haverá problemas com distensão muscular, nem tampouco fraqueza nas articulações.

Regula a Produção de Insulina: Outra função de um dos tipos de colágeno que existem em nosso organismo. A regulagem da produção de insulina evita que a diabetes tipo 2 se instale. Com os níveis de insulina em perfeito funcionamento a glicose não se acumula na corrente sanguínea e evita que a doença surja.

Colágeno Emagrece Mesmo?

Como falamos acima, o colágeno é composto por 3 aminoácidos essenciais que possuem muitas proteínas. Porém, o consumo de colágeno não deve ser feito como um potencializador do emagrecimento, pois ele não é um elemento que promove a perda de peso diretamente.

O que ocorre com o consumo de colágeno como suplemento é que o organismo fica mais fortalecido e também é favorecida a produção de massa magra, diminuindo a quantidade de gordura localizada no organismo.

Outro ponto do consumo de colágeno que pode ser associado à perda de peso é que ele dá sensação de saciedade fazendo a pessoa comer menor quantidade de alimentos.

Isso sim promove o emagrecimento e não o consumo de colágeno simplesmente.

Veja esta reportagem que fala mais sobre o colageno:

Qual o Melhor Colágeno?

colastrina-banner-336x280Com a descoberta da importância do colágeno para o organismo, vários laboratórios estão desenvolvendo o colágeno para suplementação. Esse é o colágeno hidrolisado e que se apresenta na forma de pó, cápsula e também líquido.

A forma mais comum é o colágeno em cápsulas, devido a facilidade de consumir o produto, bastando apenas ingerir com grande quantidade de líquido. Dentre as marcas mais conhecidas de colágeno em cápsulas, a Colastrina tem se destacado por seu Custo x Benefício acima de outros produtos do mercado.

Ela vem em frascos contendo 60 cápsulas (380mg) que são a quantidade exata para suplementação durante um mês.

O consumo diário de Colastrina tem ajudado milhares de pessoas com mais vitalidade, aspecto rejuvenescido e também conseguindo chegar em seu peso ideal como a ajuda de outros coadjuvantes.

Para conhecer mais sobre Colastrina, clique no botão abaixo para ler o nosso review completo desta excelente suplementação em cápsulas disponível no mercado.

ACESSE AQUI PARA CONHECER O SUPLEMENTO COLASTRINA >>

colastrina-banner-1200x628

Sumário
Data de Revisão
Item Revisado:
Colágeno
Classificação
51star1star1star1star1star

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!