Chlorella – Para Que Serve e Benefícios Para Saúde →【Super Alimento!】

Chlorella é uma microalga que está revolucionando a saúde de milhares de pessoas que a consomem todos os dias.

Atualmente a preocupação com saúde, melhor qualidade de vida, perda de peso e valorização das coisas naturais, está modificando os hábitos várias populações.

Parece que todo mundo descobriu conjuntamente que perder peso, comer alimentos mais saudáveis e praticar exercícios vai muito além de simples aparência.

O Que é Chlorella?

chlorella para que serve

Chlorella é um gênero de algas verdes unicelulares que fazem parte do filo chlorophyta. Ela possui forma esférica e tem entre 0-10 mícrons de diâmetro e não possui flagelo.

Contém pigmentos verdes fotossintetizadores clorofila-a e -b, dentro de seu cloroplasto. Multiplica-se rapidamente através de fotossíntese e precisa apenas de dióxido de carbono, luz do sol, água e uma pequena quantidade de minerais para se reproduzir.

Sua denominação vem do grego, onde chloros significa verde, somado ao sufixo latino ella, que significa pequeno.

Em 1931, o bioquímico alemão Otto Heinrich Warburg recebeu o Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina, graças ao seu estudo da fotossíntese dessa planta poderosa.

Trinta anos depois, Melvin Calvin da Universidade da Califórnia, recebeu o Nobel de Química, graças ao seu estudo sobre os caminhos da assimilação do CO2, nas plantas. A Chlorella também foi usada como experimento.

E, mais recentemente, a microalga tem sido pouco usada em experimentos, pois falta nela o ciclo de vida biológico e também pelos avanços que estão sendo feitos na genética. Muitas pessoas acreditam que ela pode ser uma fonte de energia e de alimento potencial por causa da sua eficiência fotossintética, que alcança teoricamente a 8%.

Essa porcentagem é comparável a outros cultivos que são muito eficientes como o da cana de açúcar.

É uma fonte de alimento muito atrativa pois tem grande quantidade de proteínas e outros nutrientes que são fundamentais para os seres humanos. Em sua forma seca possui perto de 45% de proteínas, 20% de gorduras, 20% de carboidratos, 5% de fibras e 10% de vitaminas e minerais.

Porém, como se trata de uma alga unicelular, o cultivo em larga escala apresenta muitas dificuldades práticas.

Métodos de produção de biomassa estão começando a ser utilizados para cultivá-la em grandes depósitos artificiais. Dentre as proteínas existentes na alga podemos citar: glutamina, alanina, serina, glicina, prolina, asparagina.

Possui também potássio, fósforo, cálcio, ferro, manganês, zinco e vitaminas do complexo B (B12), vitaminas C e E, e outras substâncias em quantidade menor de concentração.

Principais Benefícios

algas unicelulares

Alguns benefícios que se atribuem a microalga ainda não foram comprovados cientificamente. Veja abaixo alguns benefícios que estão em estudo.

Sistema Imunológico: Estudos que foram feitos mostraram que seu consumo diário durante 8 semanas aumentou a atividade das células NNK (natural killer) do organismo.

Essas células integram o sistema de defesa do nosso corpo e são como os glóbulos brancos, combatendo infecções virais e tumores. Os resultados dos estudos mostraram que a alga fortalece o sistema imunológico, estimulando a atividade das células NK. 

Anemia: Ela possui um alto teor de ferro, fazendo com que seja uma ótima opção para evitar o desenvolvimento de anemia, através da estimulação na produção de células vermelhas. Um determinado de células vermelhas permite que o oxigênio seja fornecimento para todos os tecidos como o cérebro e os músculos.

Fonte de Glutationa: Nosso fígado produz glutationa que é usada para amenizar processo de intoxicação por álcool, nicotina, drogas, poluição e alguns alimentos, etc.

Ela produz sua própria glutationa, e como a nossa produção natural diminui com o avanço da idade, é importante consumir a alga para melhorar as funções hepáticas, ajudando a eliminação de toxinas e combatendo radicais livres.

Agente Detox: Ao longo da vida somos expostos a muitos metais pesados, sem nem mesmo percebermos. Alguns deles se alojam no sistema nervoso central e nos ossos e suas concentrações podem se transformar em intoxicação severa com o tempo.

As substâncias que fazem a limpeza do organismo desses metais são chamadas de quelantes e a chlorella e o coentro estão entre os mais potentes quelantes naturais. Foram feitos vários estudos com a alga e seu potencial desintoxicante, e ela pode não só evitar que os materiais pesados se acumulem, mas também consegue eliminar as concentrações que já existem no organismo.

Ela atua como se fosse um envelope, envolvendo os produtos tóxicos e ajudando serem eliminados pelo organismo.

A união dessa planta e coentro permite que o organismo elimine até mesmo metais pesadíssimos com o mercúrio.

Para Que Serve

A microalga é considerada um super alimento e devido as altas concentrações de vários elementos essenciais ao corpo humano, possui uma infinidade de utilidades e benefícios para nossa saúde. Veja alguns:  

  • Desintoxica, pois a ajuda na eliminação de metais pesados do organismo;
  • Favorece o ganho de massa muscular, já que é rica em proteínas e contém os BCAAs;
  • Controla a pressão alta, devido as concentrações de nutrientes como arginina, cálcio, potássio e ômega-3, que facilitam o relaxamento dos vasos sanguíneos;
  • Previne anemia e cãibras, já que é rica em vitamina B12, ferro e vitamina C;
  • Reduz a inflamação, já que contém ômega-3;
  • Melhora a pele e os cabelos, devido suas concentrações de beta-caroteno e vitamina C;
  • Reduz o colesterol, já que contém niacina, fibras e antioxidantes;

Vale ressaltar que esses benefícios só são obtidos quando a alga for consumida na forma de suplemento, já que in natura ela não é digerida pelo intestino.

Emagrece Mesmo?

chlorella em capsulas

A maioria de pessoas que a consomem, o fazem na esperança de perderem peso mais rapidamente. Este é o principal benefício que já está comprovado pela ciência, através de estudos em humanos e em animais.

Em 2004 foi publicada uma pesquisa na revista Phytotherapy Research demonstrou que o extrato de chlorella foi o fator que impediu que ratas que tiveram seus ovários retirados, engordassem. Com esse experimento, é seguro sugerir que mulheres que estão na pós-menopausa podem combater o peso excessivo consumindo a microalga.

Estudo com humanos desenvolvido no Japão (que é maior consumidor mundial), achou uma relação direta entre a balança e a alga. Os experimentos feitos com 34 pessoas divididas em 2 grupos, mostraram resultados significativos relacionados à ação da alga no organismo.

O primeiro grupo de pessoas era de voluntários com risco de desenvolver várias doenças ligadas a má alimentação (pressão alta, problemas do coração, diabetes), e o outro grupo era de pessoas saudáveis. Todas as 34 pessoas receberam diariamente a alga para consumo.

Depois de 16 semanas, foram feitas as análises do sangue de todos os participantes com as seguintes constatações:

  • Houve diminuição significativa na porcentagem de gordura do corpo;
  • A quantidade de glicemia em jejum também diminuiu, sugerindo que pode ter havido uma melhora da sensibilidade em relação à insulina.

Esses resultados mostram que ela atua na metabolização das gorduras, potencializando sua utilização e diminuindo as reservas que existem (queima de gordura localizada). No caso da glicemia, o indicativo é de que a alga permitirá uma liberação menor de insulina pelo pâncreas.

Isso é muito importante para quem faz dieta para emagrecer, pois significa que haverá um controle maior do apetite, e um acúmulo menor de gordura. Outro estudo mais recente (2014) descobriu que pacientes com gordura no fígado (esteatose), e que consumiram a planta, apresentaram as seguintes melhoras:

  • Diminuição da glicose em jejum;
  • Perda de peso substancial;
  • Redução substancial do colesterol;
  • Valores das enzimas do fígado melhorados;

Com isso pode-se deduzir que a alga ajuda o processo de emagrecimento através da aceleração do metabolismo, melhora a sensibilidade à insulina e diminui a reabsorção do colesterol no intestino.

Outro ponto importante é que ela possui muitas fibras e nutrientes que ajudam a diminuir a vontade de comer alimentos não saudáveis, pois ocorre muitas vezes pela carência de alguns nutrientes específicos. 

Como Tomar

Os suplementos de chlorella são vendidos em cápsulas, e a quantidade de consumo diário indicada é de 6 a 10 gramas por dia.

A Chlorella em pó tende ser mais pura que em comprimidos. Sempre observe a formulação da versão em comprimidos para ver se não existem outros ingredientes além da alga. Prefira sempre produtos permitidos pela ANVISA.

Sempre certifique-se de adquirir chlorella com ruptura celular, pois os benefícios dela só são absorvidos dessa forma, devido ter uma parede muito resistente. Essa informação deve constar do rótulo do suplemento.

Consuma gradativamente, para evitar o risco de ter problemas digestivos. Comece com 1 grama na primeira semana (diariamente), e vá aumentando a dose em 250mg por dia (a cada 7 dias) até alcançar um consumo/dia entre 4 a 5 gramas.

Quem precisa usá-la para emagrecer, deve consumir antes das refeições principais e tomar o comprimido com bastante água, pelo menos meia hora antes do horário da refeição.

Quem usa medicamentos anticoagulantes precisa evitar o uso da alga, pois ela contém vitamina K que é um agente coagulante.

Preço e Onde Comprar

A maioria das farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais possui o suplemento de chlorella em comprimidos para venda.  Pesquise a concentração e quantidade de cápsulas de cada fabricante para chegar ao melhor custo X benefício para sua compra.

Lembre-se de comprar sempre a que tiver a ruptura celular, e não esqueça de começar um consumo gradativo da microalga.

Os valores variam de acordo com o fabricante, existem frascos que podem ser encontrados por pouco mais de R$ 20,00 e outros que chegam a custar mais de R$100. 

Nós recomendamos a Chlorella da marca NOW que é um suplemento importado e tem garantia de pureza. Para conhecer, basta clicar na imagem abaixo:

chlorella now

Sumário
Data de Revisão
Item Revisado:
Chlorella
Classificação
51star1star1star1star1star

Sobre o autor | Website

Charles Silva é empresário, pesquisador de saúde, nutrição e biohacking. É co-fundador do Emagrecer Para Sempre. Compartilha neste projeto as suas experiências de como ter um corpo magro e saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!