Chia – Emagrece Mesmo, Como Usar e Para Que Serve →【REVIEW】

chia-como-usar

À medida que o tempo passa se torna cada vez mais necessária a inclusão de alimentos saudáveis às refeições. Manter um estilo de vida saudável e uma dieta rica em vitaminas essenciais ao corpo, são imprescindíveis para ter uma vida longeva. Dentre os alimentos ricos em propriedades que conferem saúde está a Chia.

Os grãos em especial, são um grande alinhado aos estilos de vidas saudáveis. Assim, a Chia se mostrou um poderoso suplemento natural de vitaminas que tem auxiliado as pessoas na manutenção de um estilo de vida com maior qualidade, sendo uma opção bem aceita pelas pessoas que buscam por alimentos naturais e sem procedência industrial.

Dessa forma, a Chia vem se popularizando com seus benefícios à saúde e suas vantagens nutricionais, tornando o alimento um grande aliado das pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. Vamos conhecer mais sobre a Chia, suas propriedades, como ela age dentro do organismo humano e umas receitinhas incríveis e bem práticas que você pode fazer usando esse grão.

O Que é a Chia?

chia

A Chia é uma planta herbácea, que faz parte da família das lamiáceas, junto com o linho e a sálvia. Ela tem sua origem no México, sendo descoberta séculos atrás, onde já era consumida pelos povos da América Central. Ao longo dos anos a Chia tem se tornado popular e sido fortemente recomendada pelos especialistas em nutrição, devido o grão ser rico em ácidos graxos poli-insaturados essenciais ao corpo, fibras, proteínas e  demais nutrientes que auxiliam na manutenção da qualidade de vida.

Dessa forma, a Chia se popularizou, principalmente entre o público que mantém uma dieta constante de emagrecimento ou de ganho de massa muscular, uma vez que o grão proporciona a sensação de saciedade para os que querem emagrecer e possui alto teor de proteínas para aqueles que pleiteiam aumentar a massa muscular.

O fato é que as sementes da Chia se tornaram uma fonte de nutrientes essenciais para a manutenção da qualidade de vida dos indivíduos, seja por auxiliar no emagrecimento de forma saudável, evitando o uso de produtos industrializados, seja pelos demais benefícios que estão associados às sementes de chia, inclusive sua fácil incorporação às refeições diárias.

Chia Emagrece Mesmo?

chia-emagrece

Possivelmente a notória popularização da chia se deu ao fato de auxiliar no emagrecimento de forma saudável. O consumo da semente tem sido fortemente recomendado pelos especialistas em nutrição, embora ainda não existam dados científicos que comprovem muitas atribuições da Chia, mas vale dizer que boa parte delas vem ganhando notoriedade nos últimos anos.

A explicação por trás de toda a dúvida sobre o poderoso efeito emagrecedor da chia pode ser entendida de forma simples. As sementes da Chia, auxiliam de fato na hora de perder peso, uma vez que proporcionam uma sensação de satisfação muito rápida, assim, conduzindo o indivíduo a comer menos. Isso ocorre porque a chia é uma semente rica em fibras, e essas fibras absorvem bastante água, transformando-se em uma espécie de “gel”.

Um teste simples para ver como todo o processo químico ocorre é colocar as sementes em um copo com água, e após algum tempo será possível ver o surgimento do “gel”. Dentro do corpo, ocorre o mesmo processo, quando as sementes entram em contato com o suco gástrico presente no interior do nosso corpo, assim aumentando a dilatação do estômago e aumentado a sensação de saciedade, fazendo assim as pessoas consumirem menos alimentos, e consequentemente perderem peso.

Benefícios da Chia

Como dito anteriormente, a chia possui diversos benefícios ao corpo. As sementes da chia possivelmente são as maiores aliadas ao estilo de vida saudável, possuindo benefícios que vão desde o emagrecimento até a prevenção de doenças cardiovasculares. Confira alguns dos benefícios:

  • Auxilia no Emagrecimento: Como já mencionado ao longo do artigo, a chia é uma grande aliada às dietas de emagrecimento, causando uma saciedade nos consumidores, fazendo assim que consumam menos alimentos, e como resultado ajudando as pessoas a emagrecerem.
  • Prevenção e Controle da Diabetes: Possivelmente um dos grandes males do século XXI, o diabetes acomete uma parcela considerável de pessoas mundialmente. Assim, a chia atua diretamente na prevenção e manutenção dos diabéticos tipo 2. Funciona da seguinte forma, a chia quando consumida junto às fontes de fibras e carboidratos nela presentes diminuem a velocidade que o carboidrato sai do estômago e chega ao intestino, assim a glicose é liberada lentamente na corrente sanguínea, fazendo com que a insulina, também seja liberado em pequenas quantidades. A insulina é o hormônio responsável por levar a glicose até as células.

  • Regula o Colesterol: A chia possui em sua composição cerca de 77% em ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6, sendo essas gorduras responsáveis por reduzirem o colesterol ruim (LDL) e aumentam a quantidade do colesterol bom (HDL). A chia também ajuda a abaixar o teor dos triglicerídeos. As fibras presentes na semente, auxiliam também na diminuição da quantidade de lipídios na corrente sanguínea.

  • Fonte de Cálcio: As sementes de chia são uma rica de fonte de cálcio, auxiliando assim na fortificação dos ossos e dentes. O cálcio também é um nutriente muito importante na coagulação do sangue e na regulação da pressão arterial.

  • Deixa a Pele e Cabelo Mais Bonitos: A semente auxilia na boa aparência dos cabelos e unhas, deixando mais saudáveis e fortes. Assim, as unhas quebram menos e os cabelos caem em menor quantidade.

  • Fortalece o Sistema Imunológico: Como dito anteriormente, a chia auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, assim as pessoas que consomem a semente, são mais resistentes a doenças do cotidiano como gripe, ou até mesmo em outras doenças mais graves.

chia-beneficios

  • Fonte de Ferro: É uma excelente fonte de ferro também, assim é um alimento que auxilia na prevenção de doenças como a anemia. Os grãos de chia, contém maior quantidade de ferro que no próprio espinafre, possuindo até três vezes a mais a quantidade de ferro.

  • Efeito Detox: Constantemente consumimos alimentos que permanecem em nosso organismo por bastante tempo com seu efeito intoxicante, assim um ótimo benefício das sementes da chia, é a desintoxicação proporcionada pelo alimento.

  • Efeito Anti-Celulite: Sem dúvidas, um dos problemas estéticos que atormentam grande parte do público feminino são as celulites. A chia auxilia com um efeito anti-celulite, assim ajudando a prevenir que essas imperfeições surjam no corpo.

  • Prevenção de Doenças Cardiovasculares: Com o aumento da obesidade e do sedentarismo, as doenças cardiovasculares acometem uma considerável parcela da população ao redor do mundo. A chia, atua diretamente na prevenção de doenças cardiovasculares, que estão atreladas ao estilo de vida sedentário e à obesidade.

  • Melhora das Funções Cognitivas do Cérebro: Os grãos de Chia possuem em seu interior o magnésio, que essencial para o funcionamento do cérebro e suas ligações cognitivas. Possuindo quantidade superior ao próprio brócolis em até quinze vezes.

  • Ajuda a Visão: A Chia possui vitamina A o que auxilia na prevenção de problemas de visão, assim como também ajuda pessoas que já sofrem com uma visão debilitada, onde existe a necessidade de usar óculos. A chia possui cerca de 20% das nossas necessidades de vitamina A, sendo assim uma ótima fonte para recorrer.

Vale lembrar que o consumo das sementes é de fato um grande benefício ao organismo, porém, somente as sementes não são por si só capazes de auxiliar os indivíduos em uma vida mais longeva. O mais aconselhável é que além de manter uma dieta saudável, é necessário manter uma rotina regular de exercícios físicos e visita frequente ao médico, para assegurar uma vida mais longa e com qualidade.

Chia – Para Que Serve

chia-emagrece-mesmo

Ao longo do nossa material você conseguiu notar o quanto os benefícios se apresentam no corpo a medida que se faz o consumo diário da Chia. Dessa forma, não é difícil entender para que serve o grão. Em linhas gerais, as sementes de chia auxiliam na manutenção de uma dieta e estilo de vida mais saudável, garantindo a quem consome, a prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes, favorecendo também o emagrecimento para quem quer perder peso.

Também contêm em grande quantidade, nutrientes importantes para a manutenção do corpo humano. Uma quantidade diária de chia contém cerca de 20% de toda a vitamina A necessária ser consumida diária, assim como possui 15 vezes mais magnésio que os brócolis.

Indiscutível, é que a chia agregada aos seus consumidores uma forma alternativa de conseguir considerável quantidade de fibras, proteínas e ácidos graxos essenciais ao corpo humano em um único alimento, dessa forma, permitindo levar um estilo de vida mais saudável e com menor consumo de produtos industrializados.

Chia – Quantidade Diária Recomendada

O consumo regular dos grãos de Chia proporcionam a quem consome inúmeros benefícios à saúde. Sendo assim, é crucial manter uma dieta com as sementes do alimento natural nas refeições diárias. As sementes e o óleo da chia são fáceis de serem encontrados, podendo ser consumido com farofas, frutas, sucos, vitaminas e ainda em receitas de bolo.

A quantidade recomendável para o consumo diário da chia, gira em torno de duas ou 4 colheres de sopa da semente e/ou duas colheres de sopa de óleo da chia. Essa é a quantidade recomendável para o consumo diário, sendo assim suficiente para a proporcionar os benefícios desejados aos consumidores.

chia-para-emagrecer

É importante ressaltar, que se trata de um alimento natural, assim não possui contraindicações para os consumidores. Mas se deve ter em mente que o consumo diário de forma balanceada é ideal para proporcionar excelentes resultados, exagerar na quantidade ou abrir mão de outros alimentos e concentrar toda a alimentação somente na chia.

É um erro, uma vez que se trata de um alimento rico em compostos nutricionais, mas não pode por si só proporcionar todas os nutrientes necessários a um bom funcionamento do corpo. Além de conduzir ao sobrepeso, constipação intestinal e desconforto gástrico quando consumido em grandes quantidades.

Chia – Valor Nutricional

Como já foi dito anteriormente, a Chia é rica em diversos nutrientes essenciais ao bom funcionamento ao corpo humano. Alguns desses nutrientes são as fibras, ácidos graxos, proteínas, ômega 3 entre muitos outros, agregando ao grão um imenso teor nutricional sendo um alimento muito importante para a alimentação.

A Chia possui um valor nutricional bastante robusto, assim sendo rico em vários nutrientes que condicionam uma alimentação saudável. Confira os valores nutricionais para 100g do grão.

  • Calorias: 485 kcal
  • Carboidratos: 42,12g
  • Proteínas: 16,54g
  • Gorduras: 30,74g
  • Fibras: 34,4g
  • Cálcio: 631 mg
  • Potássio: 407 mg
  • Fósforo: 860 mg
  • Magnésio: 335 mg
  • Ferro: 7,72 mg

Como observado, a Chia agrega uma grande quantidade de nutrientes, inclusive em maior quantidade que muitos outros mais conhecidos, como o espinafre, com menor quantidade de ferro e o leite com menor quantidade de cálcio. O consumidor deve se atentar apenas ao uso consciente do alimento, não exagerar na quantidade consumida diariamente para evitar qualquer problema no organismo, os quais já foram citados aqui.

Chia – Onde Comprar

chia-para-que-serve

A Chia não se trata de um alimento difícil de ser encontrado, havendo a possibilidade de ser comprada até pela internet. Ela pode ser encontrada principalmente em supermercados e lojas voltadas a produtos naturais. Também é possível encontrar lojas de produtos naturais na internet, onde é possível comprar o alimento, uma vez que se trata de grãos, o produto possui um considerável período de validade.

Uma outra forma de consumir a chia é através de cápsulas que podem ser encontradas pela internet.

Lembrando que é sempre bom se atentar à qualidade do produto, assim, é sempre recomendável que o produto seja comprado em lojas, supermercados ou sites confiáveis, para evitar qualquer transtorno ao consumidor do produto em suas receitas e principalmente ao próprio organismo, evitando problemas de saúde mais sérios como infecção intestinal ou qualquer outro problema atrelado ao consumo de alimento com validade vencida ou armazenado em condições impróprias para o consumo.

É importante lembrar também que a chia pode ser consumida nas mais variadas receitas, como já dito anteriormente, como em bolos, farofas, vitaminas e muitos outros, por esse motivo, é válido pesquisar receitas que caem bem com chia, e que proporcionam mais vitaminas e nutrientes ao organismo.

E você, já consome a chia? O que acha dessa fruta poderosa? Deixe sua opinião nos comentários…

Sumário
Data de Revisão
Item Revisado:
Chia
Classificação
51star1star1star1star1star

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!