Alimentos Permitidos na Dieta Detox

Uma dieta detox bem sucedida depende principalmente daquilo que ingerimos e de o quão à risca seguimos o cardápio indicado – e que deve ser preferencialmente elaborado por um nutricionista profissional.

Este artigo faz parte de uma série especial sobre Dieta Detox aqui no blog. Se ainda não leu os outros, recomendo dar uma lida também em:

=> O Que é Dieta Detox?

=> Como Fazer Dieta Detox?

Ainda assim, existem vários alimentos que são comuns em qualquer modelo de dieta detox, da mesma forma que existem alimentos totalmente vedados de praticamente qualquer dieta.

Justamente por isso, vale a pena conhecer um pouco de o que são estes alimentos e porque eles devem ser mantidos dentro ou fora do cardápio, quando o assunto é dieta detox e, principalmente, o quesito emagrecimento com desintoxicação por completo.

Alimentos Que Fazem Parte da Dieta Detox

Para toda essa conversa não ficar confusa, vamos separar os alimentos entre aqueles que você deverá comer, obrigatoriamente, e aqueles que têm a sua ingestão recomendada, embora não sejam obrigatórios.

Excepcionalmente, poderá haver alguns alimentos que, mesmo estando em um grande grupo com verduras ou legumes será citado à parte, dados os seus benefícios.

O Que Não Pode Faltar Em Uma Dieta Detox:

• Água

O precioso líquido da vida é também o principal combustível que o corpo precisa e, de maneira geral, o único líquido que precisamos ingerir para conseguir suprir as necessidades do organismo.

A água é tão importante que ela por si só pode acelerar o metabolismo quando tomada gelada, curar dores quando tomada morna e eliminar toxinas quando tomada em qualquer temperatura. Neste sentido, imagine tudo o que a água é capaz de oferecer, quando misturada a outros alimentos de qualidade e que são capazes de atender às mais variadas necessidades do corpo.

Então, não se esqueça de tomar muita água, independente de fazer uma dieta detox ou não.

• Frutas, verduras e legumes

Ok, eu sei que é muita coisa pra um tópico só, mas também dá pra entender que, é claro, em qualquer dieta detox, onde o objetivo principal é limpar o organismo das porcarias industrializadas, a fonte de nutrientes viria da própria natureza, não é?

Alimentos Permitidos na Dieta Detox

Ainda assim, o recomendável são as frutas, verduras e legumes orgânicos, pois eles serão capazes de atender melhor às necessidades do corpo e possuem menos agrotóxicos em sua produção. Quer saber os principais alimentos que marcarão presença na sua dieta e que se encaixam nessa categoria?

Vamos a eles em um próximo tópico.

Couve, brócolis e outras verduras e legumes com clorofila

Principalmente nos primeiros dias, o suco de couve será o principal combustível para bombear para fora do seu corpo as toxinas.

A clorofila ajudará muito você a ficar limpinha por dentro, e alimentos como o brócolis, também são um poço abundante de nutrientes que o corpo precisará para se manter firme, forte e livre da tentação daquele filé suculento.

• Frutas cítricas

Em um período em que estamos reaprendendo a comer, é sempre bom ter um estoque extra de vitamina C no organismo. Como tal, é indispensável comer muita fruta cítrica.

Pode ser cru, pode ser no suco e pode ser no chá. Através das frutas cítricas você terá um bom estoque de vitaminas que podem ser bem úteis na hora de eliminar qualquer gripe ou alergia leve que apareça.

• Chá

Seja verde, preto, branco ou o tradicional de saquinho, os chás são uma excelente fonte de energia e uma grande forma de enganar o estômago para não passar fome. Tenha sempre um estoque com você e aproveite para tomar chá sem moderação no seu período de dieta.

Alimentos Bons, Mas Que Não São Obrigatórios

• Grãos integrais

Os grãos integrais são uma excelente fonte de saciedade para o organismo. Como tal, é uma carta poderosa que podemos usar para ajudar a dar uma “variada” no cardápio no caso de uma alimentação que parece não sair dos sucos e dos líquidos.

Ainda assim, eles não são obrigatórios, consistem apenas numa ferramenta que está disponível para alcançar o objetivo final que é a desintoxicação. Aproveitar eles ou não, em sua dieta detox, é com você.

Alimentos Permitidos na Dieta Detox

• Ovo caipira

Esse aqui só é permitido cozido e sem sal. É claro que ele pode parecer meio ensosso no começo, mas vale muito a pena ingerir ovo cozido, principalmente por causa das propriedades que ele tem na gema.

A albumina garantirá muito mais energia para você, além de garantir um estoque extra de proteínas que vão ajudar a evitar o catabolismo. Se você é uma daquelas pessoas que não consegue ficar longe da academia, o ovo deixa de ser item opcional e se tornará algo obrigatório.

• Plus: exercícios

Na verdade, o recomendado mesmo é que você não faça exercícios físicos durante uma dieta detox. Isso porque o seu corpo pode estar um pouco fraco e isso afetará o seu desempenho e a sua capacidade final, pelo menos nos primeiros dias.

Agora, se você já está acostumada com a rotina de exercícios, com certeza, eles serão uma excelente ferramenta para você conseguir um ganho extra na conta contra a balança.

Alimentos Que Devemos Ficar Longe

É claro que tudo que vai, volta. Assim, existem alimentos que devem ser totalmente evitados a todo o custo. Estamos falando aqui dos produtos industrializados, dos embutidos e dos alimentos que contém glúten.

Mas, além desses, existem algumas coisas que vão além do óbvio e que devem ficar fora do seu cardápio a qualquer custo, entre eles, podemos destacar:

• Carnes vermelhas

Elas oferecem grandes riscos à saúde, independente de você estar ou não de dieta. Sua quantidade de gordura é essencialmente alta, e o que esse alimento traz para o organismo é o colesterol ruim, o que não vale de nada se o seu objetivo é limpar o organismo.

• Laticínios

Eu sei, eu sei, há exceções como o iogurte natural e o leite desnatado. Mas mesmo esses dois devem ser usados com moderação, assim como o queijo branco.

A principal justificativa para isso é a quantidade de óleo e gordura presente nesses alimentos, o que acaba prejudicando de certa forma o desempenho da dieta. Seria como se você estivesse sabotando seus planos de emagrecer.

É bom lembrar que, principalmente nos primeiros dias da dieta, efeitos colaterais aparecerão: pele oleosa, acne, espinha, indisposição e cabelos sebosos. Mas não se preocupe. Isso é principalmente o efeito das toxinas que estão saindo do seu corpo por todos os lados. Se mantenha forte no objetivo e continue seguindo a dieta à risca. Essa será a sua principal ferramenta para consegui superar qualquer dificuldade e alcançar qualquer objetivo.

Outro ponto importante é que o processo para desinchar dos dois primeiros dias, pode acabar com a vontade de beber água. Ainda assim, mantenha-se firme e continue tomando os sucos da dieta detox. Eles garantirão o sucesso do seu esforço.

Se você se identificou com a dieta detox, convidamos a ler nosso artigo de review completo do Plano Detox da Rosi Feliciano. O Plano Detox é o maior programa de Dieta Detox do Brasil e temos certeza que poderá te ajudar com seus objetivos.

banner-600x300-rosi

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Ananias disse:

    Sera que essa dieta da mesmo resultados espero que sim irei fazer.

    • Emagrecer Para Sempre disse:

      Oi Ananias,

      Dá certo sim, desde que você “siga a risca” e seja disciplinado para fazê-la. 😉

      Abraços,
      Charles Silva