O Que é Jejum Intermitente e Como Fazer da Maneira Correta – Guia Completo

Compartilhamentos

Quer saber o que é Jejum Intermitente – JI? Leia o artigo até o final para conhecer tudo sobre esse novo método usado para o emagrecimento, entre outras coisas.

Quando falamos de emagrecimento, estamos nos aventurando em um mundo cheio de conceitos, que podem ou não funcionar na perda de peso. Podemos dizer que os métodos de emagrecimento atuais, deixam muito a desejar, e fazem com que as pessoas desistam de perder peso de um jeito saudável.

Com isso, existem cada vez mais indivíduos com problemas de desequilíbrios hormonais ou efeitos ainda mais graves, devido à ineficácia de algumas dietas restritivas, que fazem apenas lesar o organismo das pessoas.

Existem muitos métodos que ensinam comer de poucas em poucas horas, pular algumas refeições, não comer à noite, e como podemos perceber, esses conceitos são apenas adaptações que tentam entender como o organismo funciona, para queimar gordura naturalmente.

 

O Que É Jejum Intermitente?

 

Ao contrário do que muita gente pensa, o JI – Jejum Intermitente não é uma dieta, e sim um estilo de se alimentar.

Dentro do JI o que importa não são os alimentos que você precisa consumir, mas sim o horário que você vai se alimentar.

O Que é Jejum Intermitente e Como Fazer da Maneira Correta - Guia Completo

Na atualidade, pode parecer estranho ficar horas e horas sem comer nada sólido, mas essa é uma prática comum em algumas religiões. Os sacerdotes e seguidores costumam praticar o jejum como uma maneira de deixar o corpo mais limpo para alcançar uma possível elevação espiritual.

Na antiguidade, os povos não se alimentavam tantas vezes por dia como na atualidade, até pela escassez de alimentos, por isso podemos afirmar que nosso corpo consegue ficar várias horas sem alimentos sólidos.

O nome intermitente vem da mudança de tempo entre jejum e alimentação. Existem muitos modos de praticar o JI, e cada pessoa escolhe o que lhe for mais prático para fazer.

 

Quais Os Efeitos Do Jejum Intermitente No Organismo

 

Ficar várias horas sem comer desencadeará uma série de efeitos no corpo humano, inclusive a nível hormonal, quando o organismo faz algumas alterações para que a gordura, que já existe, possa ficar à disposição das células.

Por sua vez, as células começam alguns processos de recuperação, e também alteram a expressão dos genes. Veja, as principais alterações que ocorrem no organismo quando existe a prática do jejum:

 

Prevenção Natural Do Câncer

Com os períodos de jejum o organismo começa a promover reparos a nível celular, incluindo a digestão e remoção das proteínas que não funcionam mais dentro das células e que poderiam iniciar processos cancerígenos.

 

Insulina

Organismos que são resistentes à insulina passam a melhorar essa resistência, e os níveis do hormônio baixam sensivelmente. Quanto menos os níveis de insulina, mais gordura será liberada para a queima.

 

Função Dos Genes

Os genes que estão ligados à longevidade e imunidade sofrem alterações durante os períodos de jejum.

 

Hormônio HCG (Crescimento)

Os níveis desse hormônio chegam a aumentar até 5 vezes durante a prática do JI. Isso ajudar o ganho de massa muscular e a queima de gordura.

 

Fazer Jejum Intermitente Emagrece?

 

Apesar dos estudos sobre JI serem ainda muito recentes e escassos, podemos afirmar que praticar esse tipo de alimentação leva a diminuição de peso.

O principal motivo disso acontecer está ligado a alguns fatores até muito simples, como por exemplo a diminuição no número de refeições que acaba diminuindo o consumo de calorias, que são responsáveis pelo aumento de peso.

Além disso, o JI mexe com o organismo a níveis hormonais, fazendo com que o organismo tenha mais capacidade de queimar gordura naturalmente.

Como explicado no Método Emagrecer de Vez, a insulina é uma das responsáveis pelo aumento de peso, como os níveis desse hormônio diminuem bastante com a prática do JI isso também é uma maneira de perder peso mais facilmente.

O Que é Jejum Intermitente e Como Fazer da Maneira Correta - Guia Completo

Devido a toda essa revolução hormonal, jejuns de curto prazo acabam aumentando o funcionamento do metabolismo. Resumindo, a prática desse tipo de alimentação faz com que haja uma ingestão menor de calorias e uma queima maior de gordura, o que leva ao emagrecimento.

 

Como Fazer Jejum Intermitente Do Jeito Certo?

 

Existem várias maneiras, ou protocolos, para praticar o JI, o básico necessário é determinar o período do dia, ou da semana, quando será feito o jejum, e qual será o período de alimentação.

Veja os principais protocolos para a prática de JI:

O Que é Jejum Intermitente e Como Fazer da Maneira Correta - Guia Completo1 – Protocolo Coma-Pare-Coma
Método que ficou famoso através de Brad Pilon e também um dos mais usados. Consiste em períodos de jejum de 24 horas que podem ser feitos, uma ou duas vezes na semana.

Dessa maneira, se jantar na terça, deve ficar sem comer sólidos até o jantar da quarta. Se tomar café na quinta, deve ficar sem comer até o café da sexta e assim sucessivamente. A pessoa que decide qual será a última refeição e quando será a próxima, o que importa é obedecer as regras durante as 24 horas de jejum.

Durante o período de jejum podem ser ingeridos líquidos, como água, café, chá e bebidas que não sejam calóricas.

Se a ideia de praticar esse protocolo é o emagrecimento, é preciso não comer demais no período de alimentação. Iniciantes podem não conseguir ficar tantas horas sem comer, por isso é indicado escolher períodos menores de tempo e ir aumentando gradualmente.

 

2 –Método 16/8 ou Protocolo Leangains

Esse protocolo foi definido por Martin Berkhan, do site site LeanGains.com, daí o nome. Nesse método a janela de alimentação é de 8 horas e 16 horas sem comer, recomenda-se que mulheres façam o jejum por 14 horas e alimentação com 10 horas.

O número de refeições no período de alimentação é livre, bastando apenas não exagerar nas quantidades. Uma ideia de horário é jantar as 21 hs e depois comer novamente somente às 13 hs do outro dia, pulando o café da manhã.

 

3 – Dieta 5:2

Talvez o mais fácil de seguir para quem está começando, pois permite que a alimentação normal durante 5 dias da semana, e diminui a ingestão de calorias nos outros dois dias (500 para mulheres, 600 para homens). Esse método ficou conhecido através do médico inglês Michael Mosley.

Dessa maneira, é possível se alimentar normalmente todos os dias menos nas terças e quintas (exemplo), onde fará duas refeições com 250 calorias cada (mulheres) e 300 cada (homens).

Para emagrecer com esse protocolo é preciso não extrapolar na alimentação dos dias normais, tente combinar esse método com uma alimentação bem balanceada como a do Método Emagrecer de Vez.

 

Jejum Intermitente Emagrece Mesmo

ESPERE!!!

Antes de ir embora, cadastre-se para receber nossa série exclusiva onde revelamos as
3 REAIS CAUSAS do Ganho de Peso.
Material Exclusivo no Brasil!
Acesso IMEDIATO!
CONHEÇA AS 3 REAIS CAUSAS DO GANHO DE PESO
Cadastre-se no simples formulário abaixo para conhecer agora mesmo!

Opa, já se cadastrou no mini-curso?

Insira seu email no simples formulário abaixo para assistir a 1ª aula grátis agora mesmo! :)