O Que é Dieta Detox?

O pessoal que está por dentro do fomentado mundo das dietas, já deve ter ouvido falar uma vez ou outra a respeito da famosa Dieta Detox.

Na verdade, podemos dizer que essa é uma das principais dietas que estão sendo utilizadas atualmente, inclusive podendo afirmar – com base nos papos de academia que ouço nos dois estabelecimentos que eu frequento e, inclusive, sobre os questionamentos dos alunos para os quais eu dou aula – que ela foi a responsável por colocar muita gente em forma durante a pré-temporada do verão, garantindo aquele corpo de dar inveja e alguns muitos quilinhos a menos, na conta final da balança e dos desfiles pelas praias do Brasil.

Uma Dieta Apenas Para Perder Gordura?

Mas o que muita gente esquece e que é muito importante lembrar, é que na maioria das vezes, é preciso fazer mais do que só se preocupar com a perda de peso, é preciso garantir que os quilinhos perdidos não voltem.

O Que é Dieta Detox

E é justamente nesse detalhe em que consiste a parte mais famosa e que gera mais efeitos na dieta detox: o fato de que com ela, você consegue secar e manter um peso abaixo do que você estava antes, mesmo que isso signifique um peso extra daquilo que você chegou a bater no final da dieta.

E ainda tem outro ponto importante: a dieta detox serve não apenas para emagrecer, mas sim para limpar o organismo. Depois daquele monte das ceias do final de ano, por exemplo, pode ser muito interessante fazer uma dieta dessas, principalmente porque assim você consegue diminuir os efeitos da comilança e ainda facilita a eliminação do excesso de alimentos consumidos e, acima de tudo, os seus efeitos que tendem a durar muito mais tempo do que se imagina, podendo chegar até a uns oito meses.

E mais uma vez, a dieta detox vem para livrar do mal e nos ajudar a superar todo o exagero que podemos cometer.

Mas e como funciona a dieta detox? Qual sua origem? E principalmente, existe algum fundamento seguro ou restrições de uso? É justamente para responder tudo isso que preparamos esse especial com a dieta.

A Origem da Dieta Detox

Existem muitas “versões” sobre a origem da dieta detox. Entre elas, a mais famosa é a versão que fala a respeito de um grupo de nutricionistas que desenvolveram um método para ajudar a eliminar quilos a mais através de métodos que previam não comer menos, mas sim eliminar as impurezas do organismo.

Na verdade, o objetivo principal desse plano não era a busca por um corpo enxuto, mas sim resolver os problemas de pessoas que se alimentam mal, estimulando hábitos de vida mais saudáveis para serem praticados e mantidos.

O problema é que antes desses hábitos serem postos em prática, existia um longo caminho para limpar o organismo com uma alimentação saudável até conseguir realmente ver os efeitos da dieta. Tempo que algumas pessoas, às vezes, não têm.

Por isso, a solução foi criar um tipo de “dieta de ataque” no organismo, algo que fosse um pouco mais puxado, mas que garantisse efeitos proporcionalmente mais eficientes. Essa técnica é muito usada por médicos, quando indicam medicamentos em uma primeira dose extremamente mais alta do que as recomendações normais.

Acontece que em uma dieta, não dá pra só deixar de comer por dois dias e esperar o milagre acontecer. Primeiro porque a grande maioria das pessoas não aguentaria um período tão longo sem alimentos, segundo porque nutricionista nenhum recomendaria esse tipo de hábito, terceiro e último, porque a inanição pode causar sérios problemas no organismo e, mesmo inanição por curtos períodos, como dois dias, pode causar grandes efeitos negativos no balanço do corpo.

O Que é Dieta Detox

Assim, a solução era suprir às necessidades calóricas do organismo através do uso de líquidos, shakes e outras bebidas cheias de nutrientes e parcas de calorias. Nascia assim a principal característica da dieta detox. Na verdade, qualquer tipo de dieta detox começa do mesmo cheio: com um prazo de dois dias, ingerindo apenas líquido.

Cuidados Com a Dieta Detox

O que fica bem claro quando acompanhamos a dieta detox é que ela tem o objetivo de desintoxicar o organismo, não de fazer perder gordura. Justamente por isso, ela não é um tipo de dieta que qualquer um pode fazer de qualquer jeito. O ideal é consultar um nutricionista para que ele indique o período em que você fará a dieta detox em questão.

Por Quantos Dias Ficar de Dieta?

Esse é, inclusive, um ponto muito importante de se lembrar: o período de permanência em uma dieta detox. Na verdade, o prazo mínimo é de dois dias.

Leia também:

=> Os Benefícios da Dieta Detox

Existem muitas pessoas que alcançam seus objetivos apenas no período de ataque da dieta detox, quando absorvemos muito líquido e eliminamos a gordura através do uso do estoque que temos guardado no organismo e através da urina e do suor, que bota para fora todas as toxinas. Mas desse período em diante, a dieta pode chegar a até 15 dias, o período máximo recomendado por qualquer profissional para manter uma dieta detox.

No total, existem cinco períodos que são os mais utilizados para a dieta:

2 dias – apenas para eliminar inchaço e retenção de líquido

5 dias – para eliminar inchaço, retenção de líquido, limpar a pele e aumentar a disposição

7 dias – eliminar inchaço, retenção de líquido, limpar a pele aumentar a disposição e perder cerca de 1 quilo de gordura

10 dias – para ter todos os efeitos acima com a perda de 3 quilos ao invés de 1

15 dias – para ter todos os efeitos acima e perder até 6 quilos de gordura

Mas vale lembrar que mesmo na dieta detox de dois dias, você já perde peso. Isso porque você está eliminando toxinas e substâncias nocivas do organismo, e isso, mesmo que não seja gordura, contribui para um corpo mais saudável, mesmo que ele não altere o nível de gordura.

Dessa forma, olhando tudo que é possível perder, é possível eliminar até 10 quilos de maneira saudável, nesse prazo total de 15 dias de dieta detox.

Depois disso, o recomendado é esperar pelo menos 15 dias, sendo indicado o prazo de um mês, para voltar a repetir a dieta, sendo sempre indicado que a próxima vez seja de sete dias ou menos, para não forçar o organismo a ter reações muito agressivas.

Bom, por hoje é isso.

Convidamos a conhecer também o programa de emagrecimento que já mudou a vida de mais de 50.000 pessoas em todo o Brasil. Clique para ler nosso review abaixo.

banner-600x300-rosi

Isso também pode te ajudar:

Receba nosso mini-curso com os 3 MAIORES MITOS sobre o emagrecimento. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Sabrina disse:

    Excelente o blog e as dicas! Sou médica e me interesso muito pelos assuntos que abordam aqui.