Como Fazer Dieta Detox?

No último artigo falamos sobre O Que é Dieta Detox?

Hoje vamos continuar a falar sobre esta questão neste artigo.

Assim como com qualquer dieta que caia no gosto popular, a dieta detox acabou se tornando, pouco a pouco, uma das preferidas das pessoas. E isso não foi por acaso.

O seu reconhecimento não veio apenas nas academias, mas também nas telas da TV e nas revistas de fofocas. Um grande número de famosas acabou cedendo à moda e adotando a dieta detox para secar aqueles quilinhos a mais e, com isso, acabaram dando o exemplo e incentivando que ainda mais pessoas entrassem de cabeça, ou melhor, de corpo nessa dieta.

Ainda assim, antes de querer fazer em casa uma ou outra receita da internet, é importante saber como a dieta detox funciona. Isso porque só assim é que conseguimos prever se no nosso caso haverá algum efeito colateral ou não, o que pode ser muito prejudicial a curto e a longo prazo.

Como Fazer Dieta Detox?

Além disso, receber as orientações de uma dieta detox de uma nutricionista também pode ser muito importante, principalmente porque ela conseguirá medir exatamente o que você deve fazer e quantos dias de dieta você pode submeter o seu organismo para conseguir os objetivos que pretende conseguir.

Para você ter certeza de que a dieta detox é o ideal para você conseguir dar aquele “restart” no organismo, preparamos esse especial, que ajudará a elucidar as principais características da dieta detox e, principalmente, as principais vantagens que ela oferece quando comparada aos outros modelos de dietas.

É claro que não dá para se esquecer de citar os seus riscos, assim, também preparamos um conteúdo apenas sobre isso para você acompanhar no final.

E aí, pronta para descobrir os segredos da dieta detox? Então vamos lá…

Como Fazer Dieta Detox?

Imagine que cada comida deixa uma marca no organismo. Comer cenoura, por exemplo, deixa a pele mais bronzeada, com um efeito quase laranjado. Comer pimenta acelera o metabolismo, comer frutas vermelhas estimula a cicatrização, e assim por diante.

Não deixe de ler nosso artigo Como Fazer Dieta Detox especial sobre esse assunto

Mas não são apenas as frutas, legumes e verduras que deixam impressões no organismo. A cervejinha do happy hour, aquela massa a mais do buffet, a pizza com os amigos, o hambúrguer do final de semana e a pipoca do cinema, tudo deixa uma marca no organismo.

E, no caso desses alimentos citados, são como se fossem marcas de graxa, pois deixam apenas a gordura, o colesterol e uma sensação boa, mas totalmente efêmera.

Sucos Detox Para Emagrecer

Pois bem, podemos então dizer que a dieta detox vem para apagar essas ‘marcas de graxa’ deixadas pelo mau uso dos alimentos e, inclusive, os seus efeitos no organismo.

Acontece que, nesse processo, os efeitos positivos dos alimentos saudáveis também vão embora, sendo necessário, após ter reiniciado a máquina conhecida como ‘organismo’, voltar a enchê-la com novos suprimentos.

E aqui, o ideal é que eles sejam suprimentos bons, para que a máquina continue funcionando bem e fique limpa por muito mais tempo, evitando possíveis entupimentos, acúmulo de sujeira e o mau funcionamento.

Analogias a parte, é exatamente isso que a dieta detox faz: limpa o corpo e o deixa receptivo a outros alimentos que estão por vir. Acontece que isso ocorre principalmente nos primeiros dias, em especial, os dois primeiros.

Como tal, é preciso colocar novos alimentos capazes de produzir os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável e o emagrecimento, que evitem o catabolismo, o que significa proteínas e carboidratos na medida certa.

Essa medida certa, só vamos conseguir recuperar com paciência, o que envolve o tempo que leva para finalizar a dieta detox por completo, com todos os seus benefícios concretizados. E por falar em benefícios, vamos falar um pouco deles.

Benefícios da Dieta Detox

• Dieta detox ajuda a desintoxicar o organismo

A dieta detox é boa principalmente porque faz uma verdadeira varredura em tudo que há de ruim no corpo. Isso é bom, principalmente, após os períodos de exagero, quando bebemos demais, comemos demais e ainda não fazemos nenhum tipo de exercício.

Como tal, ela tem um só objetivo: restringir as substâncias tóxicas e suprir as necessidades do corpo basicamente com frutas e vegetais.

• A dieta detox melhora nossa fisiologia geral

Sabe a história de que chocolate dá espinha? Pois bem, agora imagine que frituras deixam a pele oleosa, sódio retém líquido, embutidos e congelados são cheios de conservantes.

Só ao eliminar esses elementos da nossa dieta, já estamos trabalhando a fisiologia e tudo que a envolve, ou seja, entre os efeitos da dieta detox, acaba tendo a limpeza de pele, o aumento da disposição, o acréscimo de energia, maior apetite sexual, maior concentração e menor retenção de líquido.

Como Fazer Dieta Detox?

E tudo isso, é claro, sem passar fome, pois um dos fundamentos da dieta detox é justamente não deixar ninguém sem se alimentar.

• A dieta detox trabalha de dentro pra fora

O primeiro efeito visível da dieta detox é a redução do inchaço. Mas acontece que esse não é, na verdade, o primeiro efeito dela.

Principalmente se você sofre com distúrbios de sono ou com muitas dores na TPM, é possível perceber que esses problemas vão se reduzir de maneira drástica.

Outros efeitos percebidos rapidamente são a melhor do humor, melhor condicionamento físico e – um dos efeitos mais desejados pelas mulheres – a redução das celulites, que não ficam escondidas, são realmente eliminadas, dependendo da gravidade, é claro.

• A dieta detox estimula hábitos de alimentação saudáveis

No fim do período da dieta detox, não é que você vá deixar de querer comer aquelas coisas gostosas, como pizza, hambúrguer e chocolate, mas, na verdade, você passará a ter mais contato e apreço pelos alimentos naturais.

Com isso, em vez de comprar um congelado, será mais fácil comer uma salada. Em vez de na lanchonete pedir refrigerante, será mais fácil pedir suco ou água e, em vez de ser chato comer direito, será apenas mais uma atividade comum.

Mas é claro que nem tudo são flores. As dietas detox ainda têm seu lado obscuro, como veremos agora.

Cuidados Necessários com a Dieta Detox

O principal item que é preciso observar na dieta detox é o fato dela não ter nenhum embasamento científico de sua efetividade.

Isso acontece principalmente porque ela ainda é muito recente, sendo que estudos sobre seu efeito no organismo, a longo prazo, ainda não foram desenvolvidos.

Além disso, para as pessoas que praticam atividades físicas de moderadas para cima têm sérias restrições com a dieta detox.

No máximo, o que essas pessoas podem fazer é tomar sucos que limpam o organismo, mas jamais substituir as refeições apenas pelos líquidos, já que o corpo de atletas – sejam eles amadores ou profissionais – funcionam de maneira diferente, tendo um metabolismo mais acelerado e necessitando de mais calorias que o normal.

Conheça também o maior programa de emagrecimento Detox do Brasil. Leia nosso review completo.

banner-600x300-rosi

Isso também pode te ajudar:

Receba nosso mini-curso com os 3 MAIORES MITOS sobre o emagrecimento. Aproveite, é GRÁTIS!

Acesso IMEDIATO!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Maria Costa disse:

    Quero imagrecer e não consigo preciso de ajuda